A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador já tem seu novo presidente, é o vereador Silvio Humberto (PSB). O anúncio oficial foi realizado nesta terça-feira, 19, durante a instalação das comissões do Legislativo Municipal. Professor universitário há mais de 20 anos, o parlamentar tem a sua trajetória política ligada a educação. Ele é um dos fundadores do Instituto Cultural Stive Biko, entidade que tem como objetivo proporcionar a entrada de estudantes negros nas universidades públicas do País.

De acordo com o vereador, o primeiro desafio da comissão será acompanhar e fiscalizar as ações da Secretaria de Educação do Município. “Temos muito trabalho pela frente. O nosso  compromisso é com Salvador e a nossa meta é atuar fortemente para oferecer uma educação de excelência para todas as pessoas que aqui habitam”, disse Silvio Humberto.

A primeira ação a ser realizada pela comissão é a visita técnica nas escolas da rede municipal de ensino. O vereador também destacou a importância de as autoridades políticas se empenharem em elevar a qualidade da educação pública e, portanto, matricularem seus filhos, netos, sobrinhos e outros parentes em idade escolar nas escolas da rede municipal de ensino.

“Os vereadores dizem ter preocupação com educação, que querem aumentar o IDEB, então proponho a todos que ocupam cargos eletivos e também do executivo que matriculem seus filhos nas escolas públicas.  Essa é uma ideia do senador Cristovam Buarque, que eu apoio e espero colocar em prática”, defendeu o vereador.

Para Sílvio Humberto, é preciso estipular um prazo mínimo para que as escolas da rede pública alcancem a excelência, tanto na questão pedagógica, quanto em estrutura. “Com vontade política, mobilização da sociedade e valorização efetiva dos profissionais que atuam nas escolas, em dois anos, é possível alterar o atual quadro da educação em Salvador, onde ainda é possível encontrar unidades de ensino sem condições físicas para abrigar os alunos, professores sendo obrigados a acumularem funções e déficit de funcionários. Como presidente da comissão de educação, envidarei todos os esforços necessários  para alcançarmos o objetivo de Salvador ter uma educação pública de excelência, destacou o parlamentar.

 Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Sílvio Humberto