Reza a sabedoria popular que melhor que entregar o peixe é ajudar a pescar. É com esse espírito que o Projeto Canudos – Estudos para o desenvolvimento sustentável – entrega nesta quinta-feira 250 tanques-rede à Colônia de Pescadores Z-45, além de equipamentos de fotografia, computadores, câmeras de vídeo e ilhas de edição para a inauguração do Núcleo Audiovisual do município.

Os recursos para ambos os programas de geração de emprego e renda são oriundos de emendas parlamentares da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que aproveitará a ocasião para lançar o livro Convivendo com o Semiárido.

Marcada para esta sexta-feira, 14, a cerimônia de entrega dos equipamentos será realizada a partir das 9h, no Mirante do Conselheiro, com a presença do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, do Diretor Regional do DNOCS-BA, Josafá Marinho, do prefeito Genário Rabelo, e do coordenador do projeto Canudos, professor Luiz Paulo Neiva.

O primeiro núcleo de capacitação de jovens em técnicas de captação e edição audiovisual será fornecido pelo Instituto de Radiodifusão do estado da Bahia (Irdeb) e servirá como piloto para a implantação de um curso de comunicação da Uneb em Canudos.

“A ideia do Núcleo de Audiovisual em Canudos é aproveitar um dos lugares mais visitados por jornalistas, historiadores e cinegrafistas do Brasil para capacitar a juventude local a produzir vídeo-documentários a partir de sua própria perspectiva”, explica Luiz Paulo Neiva. “Além de contribuir para a memória histórica de Canudos e problematizar a questão do semiárido, o núcleo audiovisual é também um programa de geração de emprego e renda, assim como o dos tanques-rede, de importância fundamental para o aumento da produção do pescado, dificultando a pesca predatória no açude Cocorobó”, complementa.

 

Ascom Lídice da Mata

12/03/2014