O ano de 2015 proporcionou muito debate aos militantes e lideranças do PSB, com as diversas atividades realizadas tanto pela Executiva Estadual como pelas Comissões Provisórias onde o partido está presente na Bahia.

Em Salvador, por exemplo, a Executiva Municipal iniciou o processo de reorganização interna da legenda com vistas às eleições de 2016, traçando como prioridade o fortalecimento dos segmentos de Mulheres, Sindical, Juventude, LGBT, Pessoas com Deficiência e Negritude. Além da forte participação do bloco socialista nas tradicionais festas do Bonfim e 2 de Julho, o PSB de Salvador realizou os Encontros Formativos da Negritude Socialista, o I Seminário do Movimento Popular, o Encontro Sindical para debater a conjuntura política e econômica nacional e o Seminário Mulheres em Movimento, oportunidade em que foi debatido o tema Reforma Política. A Secretária de Mulheres, Luciana Cruz, representou o partido no II Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, na Conferência Estadual de Mulheres e participou das conferências municipais.

Na Região Metropolitana a Comissão Provisória de Camaçari, presidida pelo advogado Luiz Macedo e pela vice-presidente Fátima Trabuco, realizou vários seminários de formação política, entre eles o I Seminário LGBT que discutiu temas como homofobia, direitos humanos e liberdade de expressão. A Juventude Socialista de Camaçari teve a iniciativa de realizar um “aulão” gratuito para mais de 400 jovens que iriam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio naquele município.

Ao longo do ano, também foram realizados atos de filiação dos novos companheiros que entraram na legenda, a exemplo de Maragogipe, com a filiação de Digal Vieira, pré-candidato a prefeito; Gandu, com a filiação de Durval Libânio; Vitória da Conquista, com a filiação do ex-vereador Alexandre Pereira e Feira de Santana, que marcou a vinda do ex-vereador e suplente de deputado estadual Angelo Almeida.

 

Retorno à base –

Após uma árdua batalha enfrentada pelo PSB nas eleições de 2014, o partido elegeu o deputado federal Bebeto Galvão, que tem tido uma destacada atuação em defesa da classe trabalhadora no Congresso Nacional, e os deputados estaduais Fabíola Mansur, médica oftalmologista com forte atuação na área da saúde, mulheres e população LGBT, e Pastor Manassés, que desenvolve há mais de 15 anos trabalho social voltado para o tratamento e ressocialização de dependentes químicos.

O ano de 2015 também foi marcado pelo retorno do PSB à base do governo, com a nomeação dos companheiros Antônio Carlos Tramm e João Carlos Oliveira à presidência e vice-presidente da Junta Comercial da Bahia, respectivamente; Rodrigo Hita à Superintendência de Defesa Civil do Estado e Zulu Araújo, liderança do PSB ligada ao movimento negro, à direção geral da Fundação Pedro Calmon.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a legenda no interior do Estado, a Executiva Estadual do PSB também fez uma análise criteriosa das Comissões Provisórias optando pela renovação dos quadros em alguns municípios e uma série de encontros de capacitação com a militância, com destaque para o Encontro do PSB na Região Metropolitana que reuniu, em São Francisco do Conde, mais de 300 pessoas, entre lideranças, militantes e filiados da capital e do interior da Bahia.

 

PSB irá lançar 100 candidaturas a prefeito – O Encontro de Pré-candidatos a Prefeitos e Vereadores do PSB realizado no último dia 11 de dezembro, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), trouxe a Salvador mais de 300 lideranças, representando mais de 170 municípios, entre pré-candidatos, militantes e vereadores. O sucesso do evento, que contou com a presença de dirigentes estaduais e do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, foi fruto de um intenso trabalho de mobilização das bases e convocação das lideranças do PSB de todo o Estado.

 

CPI do Assassinato de Jovens veio à Bahia– Outro grande evento de repercussão ocorrido em 2015 foi à audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investiga os assassinatos de jovens realizada, sob a presidência da senadora Lídice da Mata, em Lauro de Freitas, no mês de novembro. A audiência pública revelou dados alarmantes sobre o mapa da violência na Bahia, sobretudo os que apontam que os assassinatos de jovens ocorridos entre os anos de 2010 e o primeiro semestre de 2015 se concentrou em 37 bairros que pertencem às Áreas Integradas de Segurança Pública de Periperi, no subúrbio ferroviário, e Tancredo Neves, com mais de 30% dos cerca de 1,5 mil homicídios ocorridos por ano entre homens com idade de 15 a 29 anos.

 

Comunicação saiu fortalecida – Este ano também foi feito um investimento no departamento de comunicação do PSB, com o lançamento de uma nova versão do site institucional (www.psb40bahia.com.br), com design responsivo, que permite que o conteúdo se adapte a qualquer tela (computador, notebook e dispositivos móveis) e, ainda, o lançamento de dois novos Boletins Informativos.

No último dia 18/12 os alunos da primeira turma do curso de Comunicação em Redes Sociais promovido pela Executiva Estadual e coordenado pela Assessoria de Comunicação do PSB, receberam o certificado. O curso teve o objetivo de capacitar e estimular a militância partidária sobre o uso dos principais aplicativos presentes no ambiente virtual, a exemplo do Facebook, Twitter e Periscope. Em 2016 as inscrições para as próximas turmas serão abertas e a atividade também será realizada nas principais cidades do interior.

 

Ascom PSB-Bahia

23/12/15