081C2ADC-9903-49EB-B46A-B8167B25CCBACidade precisa chegar aos 40% de cobertura”, afirma Lídice  

Parceiro de chapa da Major Denice, com a candidata a vice Fabíola Mansur, o PSB entregará, nesta terça-feira (22) as contribuições para o programa de governo da petista. Um dos principais pontos do documento, segundo a presidente estadual do partido, a deputada federal Lídice da Mata, é o compromisso com a ampliação do ensino em tempo integral em Salvador. De acordo com a socialista, a prefeitura precisa estabelecer uma meta de 40% até o fim do próximo mandato, em 2024, uma vez que nem figura entre as primeiras capitais nordestinas em oferta de vagas nesta modalidade, ficando atrás de municípios como Fortaleza, que tem 41%, João Pessoa (32%).

“Esse compromisso do PSB com o ensino em tempo integral é a marca das administrações do nosso partido nos estados onde já governou e também no interior da Bahia como Brumado e Andaraí”, disse a parlamentar em reunião da “Coligação Cuidar de Gente (PT e PSB)”, na tarde desta segunda-feira (21) pelo aplicativo Zoom. O encontro reuniu as candidatas a prefeita e vice de Salvador, Major Denice e Fabiola Mansur, além dos presidentes municipais do PSB, vereador Silvio Humberto, e PT, Ademário Costa. Os dirigentes e integrantes da majoritária das duas legendas fizeram uma apresentação e passaram orientações aos postulantes do PSB a uma vaga na Câmara Municipal. Além disso, falaram sobre o início oficial da campanha eleitoral, programado para o próximo dia 27.

Também estiveram presentes os coordenadores da campanha unificada, Rodrigo Hita, primeiro-secretário do PSB Bahia; Vitor Gantois, primeiro-secretário da Executiva Municipal do PSB e Fabya Reis, secretária de Igualdade e Promoção Social, além do vereador Zé Trindade, integrantes do PSB e de movimentos sociais. A condução do encontro foi feita por Valdira Verdiano.

Emocionada, Major Denice, reiterou sua felicidade por ser o PSB o partido que vai caminhar junto nessa corrida eleitoral. “Sempre penso à frente e é por isso que estamos aqui, juntos. Quero dizer da felicidade por ser o PSB, que está caminhando conosco, neste processo. Esse partido que tem esse alinhamento de ideias no campo progressista. O partido de luta, tal qual o meu partido. Essas lutas, como Fabíola bem enumerou pela população negra, pelas mulheres LGBTQIA+, jovens em situação de rua. Essa forma igualitária baseada no respeito que muito me orgulha. É admirável vê-los. É admirável ler cada historinha de vocês e como vocês contribuem com este partido; mas é mais que isso: como vocês contribuem e contribuirão para esta cidade”, celebrou Major Denice.

A postulante à vaga de vice-prefeita da capital baiana, deputada Fabíola Mansur, defendeu a luta por uma cidade igualitária e nas questões antirracistas. Ela também lembrou sobre a importância desta data, 21 de setembro de 2020, que é o Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência.

“Represento o sonho igualitário; sonho e lutas antirracistas para uma Salvador, que é efetivamente o desejo e o sonho que quero representar. Meu nome vai se somar aos sonhos dos nossos vereadores e vereadoras, a quem saúdo calorosamente, que tem e sempre tiveram essa vontade de, no legislativo, representar também essas bandeiras; cada um com a sua expertise. É na cultura, na saúde, na educação, no segmento LGBT, no segmento da luta pela pessoa com deficiência que, neste 21 de setembro, é o Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência, e tudo o que a gente defende, é exatamente uma cidade, um estado, um país igualitário, que seja de todos e para todos”, evidenciou Mansur.

O presidente municipal PSB de Salvador Silvio Humberto deseja boa sorte para essa nova caminhada e reforça que é preciso levar dignidade à população preta e pobre de Salvador. “Para mim, é sempre bom trazer a palavra ‘boa sorte’.

Que a gente tenha sorte e que os nossos caminhos sejam bastante elevados, porque a gente precisa desse caminho para levar dignidade ao nosso povo. Tenho insistido que a coligação que chama ‘cuidar de gente’ é uma palavra que implica antes em importar com as pessoas. Nós temos uma tarefa importante e vou me dirigir especialmente a candidata a prefeita, Denice Santiago: Essa sua missão é uma missão ‘oguniana’, porque vai ter que abrir os caminhos para que a gente faça essa transição das coisas que chegaram do século 21 e a nossa população preta, pobre precisa chegar nesta população, que é a dignidade”, ressalta.

Ademario Costa, presidente do PT da capital baiana, comemora a consolidação da chapa, destaca força das mulheres e vitória do “debate simbólico”. É um sentimento de alegria. Ao mesmo tempo, as pessoas não querem desigualdade; elas querem igualdade. E essa chapa, quando generosamente Fabiola aceita ser nossa vice e consolidar esse projeto político com Major Denice e Fabiola, elas demonstram juntas, essas duas mulheres, cuja fotografia apresenta uma força incrível de capacidade de mudança. Uma inspiração para essa política eleitoral que vem por aí. Quando elas apresentam essa foto, esses rostos, a gente já ganha o debate simbólico”, comenta.