São Francisco do Conde, Camaçari, Serrinha e Salvador. Estas foram as cidades contempladas com a realização do Seminário Formação Política de Mulheres Socialistas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia, que teve como objetivo discutir sobre a atuação das mulheres nas esferas de poder. Cerca de 500 militantes de movimentos estiveram presentes nas quatro edições. A última ocorreu neste sábado (19), no Hotel Portobello Ondina Praia, com a participação da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, ex-camelô.

A deputada federal Lidice da Mata, que é presidente estadual do PSB, disse que a meta do partido é dobrar o número de vereadoras em todo o estado, estimulando a candidatura de mulheres. “É preciso pensar na participação feminina não para cumprir cota, mas para ocupar os espaços na política”, disse.

A secretária estadual de Mulheres do PSB, Luciana Cruz, avaliou como positivos os seminários. “Tivemos um número expressivo de mulheres militantes nas quatro edições. O objetivo é fazer com que o PSB Bahia chegue a um número recorde de candidatas mulheres em 2020”, salientou Cruz.

A violência contra a mulher também foi debatida. Na oportunidade, Lidice da Mata também destacou a presença nas edições de mulheres representando a Polícia Militar e que atuam, dia a dia, na luta contra a violência. “A mulheres que têm participado deste movimento tem sido mulheres com um produto efetivo da sua participação na luta com a comunidade”, concluiu.

Na oportunidade, a companheira militante do movimento negro, Janda Mawusi, foi filiada à legenda.