Em reunião realizada pelo Conselho Administrativo (Conad) da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), na manhã desta quinta-feira (4), os conselheiros aprovaram o desligamento do presidente da fundação, Rodrigo Hita, que tem seu nome colocado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) como pré-candidato a vereador de Salvador nas Eleições deste ano.

Em quatro anos e quatro meses à frente da FLEM, os conselheiros destacaram o trabalho realizado pela gestão, em especial no compromisso em recuperar a saúde financeira e manter, durante esse período, o saldo positivo, além da execução de grandes projetos do Governo do Estado, como Projeto Primeiro Emprego (PPE), iniciativa que visa combater o desemprego e pela qual já passaram cerca de 10 mil beneficiários; e Pró-Semiárido, premiado duas vezes como o melhor entre projetos de todo o mundo pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida, agência de desenvolvimento rural da Organização das Nações Unidas – ONU.

O presidente do Conad, Adolpho Loyola, parabenizou Hita pela condução da FLEM, com uma gestão humana e alinhada com o objetivo do Governo de fazer chegar à toda Bahia as políticas públicas de Estado. “Uma administração baseada no diálogo, na construção coletiva e eficiência na execução de todas as suas atividades”, afirmou Loyola.

Hita agradeceu a todos os conselheiros e ao corpo de funcionários da FLEM pelas importantes contribuições e se colocou à disposição para seguir trabalhando em prol da Bahia. “Tenho orgulho do time que formei, com diretores, assessores e coordenadores muito competentes e comprometidos com os resultados. Foi com essa administração que aqui represento que a FLEM conquistou destaque e respeito dentro do Governo do Estado. Seguimos juntos na luta, mas agora indo para o embate em outras áreas”, declarou.

Participaram da reunião, os conselheiros Adolpho Loyola (presidente), Ana Paula Reis, Marcela Costa, Glauber Santana, Alisson Gonçalves, Wal Goulart, Lídio Carneiro, Vicente Neto, Raimundo Nascimento e Janaína Peralta.

*Projetos executados pela FLEM*

Rodrigo Hita assumiu a presidência da fundação em 1º de novembro de 2019. Desde então, enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia, mas manteve o funcionamento da FLEM, tendo destaque para a execução do PPE, que migrou para encontros virtuais, lançamento do painel de monitoramento da Covid-19 e capacitações online.

Atualmente, executa, além do PPE e Pró-Semiárido, em parceria com a CAR/SDR, o Bahia Que Produz e Alimenta, Quilombo Legal, Reforma Agrária, Lei Paulo Gustavo Bahia (Secult), gestão da Ceasa (SDE), monitoramento de equipamentos esportivos do Estado (Sudesb) e Estudantes nos Museus (IPAC).

Também realizou a Jornada Criativa, para jovens da periferia de Salvador, o Mais Água Boa, Mais Dignidade no Campo, escutas sociais do Plano Plurianual Participativo (Seplan), Bahia Produtiva, Feira da Agricultura Familiar (SDR), entre outros.

*Nova presidente*

Atualmente assessora da Presidência da FLEM, a assistente social Taynar Santos assume a gestão da fundação com a saída de Rodrigo Hita. Há três anos trabalhando na instituição, Taynar ingressou como assessora da Diretoria Administrativo-Financeira.

Hita destacou o profissionalismo e integridade da nova presidente. “Certamente logrará êxito nesta missão de seguir conduzindo importantes programas de governo junto com o corpo diretivo e os colaboradores, com quem já tem total familiaridade e mantém ótimo relacionamento”, disse.

Taynar Santos também é graduanda em Direito e pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho.