“O PSB e a senadora Lídice da Mata sempre foram parceiros de primeira hora das nossas lutas em defesa das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. É natural que uma parceria de longa data acabasse em casamento”.

Assim a presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, justificou sua filiação ao PSB, consumada na tarde desta segunda-feira (30),  em encontro com a presidente estadual do partido, senadora Lídice da Mata.

Na última quinta-feira (26), o PSB já havia anunciado, entre outros pré-candidatos a deputado nas eleições de 2014, as filiações dos ex-prefeitos de Juazeiro, Joseph Bandeira, e Brumado, Eduardo Vasconcelos, além de representantes de movimentos sociais, como o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira.

Nesta segunda, Lídice assinou as fichas de filiação partidária de Creuza e de mais duas importantes lideranças da categoria: o secretário geral da Fenatrad, Francisco Xavier de Santana, e a presidente do Sindoméstico Bahia, Cleusa Maria de Jesus.

Se com o PSB a identidade programática é grande, com Lídice a afinidade é ainda mais antiga.  “Lídice criou a Fundação Cidade Mãe e fundou o Conselho Municipal da Mulher quando era prefeita. Sempre pudemos contar com Lídice quando precisamos e ela também recebeu nosso apoio, por isso eu disse que no dia em que eu saísse do PT eu iria para o PSB. E esse dia chegou”, completou Creuza.

O prazo final para filiação partidária de quem deseja concorrer a algum cargo eletivo termina no próximo dia 5 de outubro e Creuza, que já foi candidata a vereadora de Salvador pelo PT, inclui-se entre os pré-candidatos do PSB para deputada estadual em 2014.

“Na Bahia existem 500 mil trabalhadores domésticos e mais de 90% são mulheres. É a maior mão-de-obra feminina do Estado, mas ainda é uma categoria dispersa, que carece de representatividade política e visibilidade social”, explica Creuza.

 

Ascom

30/09/2013