Na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), teve início a campanha ‘Esporte é vida, doar sangue também’, que é uma realização da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Esporte e Lazer. A iniciativa, que durará todo o ano, tem a finalidade de aumentar o número de doadores de sangue.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires; equipes da Secretarias de Esporte e Lazer; diversos servidores municipais; membros da comissão técnica da Associação Desportiva Jequié, parte da sociedade civil e os vereadores José Augusto de Aguiar, Marcio Oliveira Melo e Adriano Alves dos Santos, representando o poder legislativo.

A campanha abrangerá toda a comunidade, indistintamente, mas terá um foco de atenção no público que frequenta os espaços esportivos do município, procurando mobilizar os atletas e amantes do esporte.

“Doar sangue é vida e nós, da Secretaria de Esporte e Lazer, estamos iniciando esta campanha com o propósito de ajudar a aumentar o estoque de sangue da Hemoba. Seguimos torcendo para que esta iniciativa, que é de utilidade pública, possa ajudar a muitas pessoas. Estamos nos aproximando do Carnaval, período este em que aumenta o número de pessoas que necessitam de transfusão de sangue.”, disse o secretário, Marcelo Pires.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 kg. É recomendado que nunca se doe sangue em jejum, que se tenha o repouso mínimo de seis horas na noite anterior, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, que evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação e que se evite alimentos gordurosos.