Com intenção de agilizar o processo de legalização do garimpo no distrito de Brejinho das Ametistas, os garimpeiros tiveram um encontro, nesta quarta-feira (3), com o Prefeito de Caetité José Barreira, que reafirmou o apoio a esta causa. São mais de 300 garimpeiros que estão novamente impedidos de explorarem a pedra ametista desde dezembro de 2012 e, em consequência disso, as famílias do distrito passam por dificuldades financeiras, uma vez que há mais de 100 anos que a garimpo é a base econômica de Brejinho das Ametistas.

Diante desta situação, o Prefeito Zé Barreira continua demonstrando seu apoio aos garimpeiros e, no encontro com os garimpeiros, viabilizou uma reunião na Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do secretário estadual de Relações Institucionais Paulo César Lisboa e do secretário estadual da Casa Civil Rui Costa, com a participação dos garimpeiros e de Júlio Emílio Fernandes, proprietário da empresa detentora dos direitos minerários da área de garimpos de Brejinho das Ametistas há mais 10 anos – a Lamar.

“Sabemos da necessidade do povo de Brejinho das Ametistas e abraçamos esta causa que é, antes de tudo, uma questão social. Uma vez que esta regularização não é da alçada da prefeitura, vamos continuar dando todo o apoio que estiver ao nosso alcance até que se resolva esta questão”, afirmou o prefeito. Participaram também deste encontro com os mineradores, a equipe de jornalismo da TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo, que publicará matéria jornalística sobre o caso em questão.

Segundo os garimpeiros, existe uma morosidade junto aos órgãos competentes dos governos Estadual e Federal para se conseguir a licença ambiental (concedida pelo INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a licença de lavras (concedida pela DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral) necessárias para legalização da exploração da ametista no distrito. Em manifestação a esta situação, os garimpeiros fecharam a BR 0-30, no dia 27 de junho.

Fonte: Ascom prefeitura de Caetité