Paredes rachadas, fios elétricos expostos, infiltrações, alagamentos e riscos de desabamentos. Essas foram as condições encontradas, pelos vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (PSOL), em duas escolas da rede municipal de ensino,  localizadas no subúrbio ferroviário de Salvador, durante a visita técnica da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, realizada nesta última quarta-feira (10).

Sem água desde o início de abril por falta de pagamento, a Escola Deputado Cristóvão Ferreira, no bairro de Itacaranha, a unidade de ensino funciona, desde 2010, em um prédio cedido pela associação de moradores da localidade. “Nosso IDEB diminuiu muito por conta de problemas recorrentes que impossibilitam a realização de provas, atividades contínuas e até mesmo a frequência do aluno”, explicou a diretora Tatiana Vellanes, que admitiu já ter pago contas da escola juntamente com outros professores para evitar paralisações. “Vamos encontrar os meios para reverter estas situações, denunciar, cobrar e se necessário acionaremos o Ministério Público”, afirmou o vereador Sílvio Humberto, presidente da Comissão de Educação, ao ouvir o relato da diretora.

A  Escola Municipal Cid Passos II, em Coutos, também passou pela vistoria e durante o encontro  com os profissionais da unidade de ensino foi reforçada a necessidade de cobrar dos gestores medidas efetivas que garantam a funcionalidade das escolas. “O esforço dos professores é um ressurgir diário de uma fênix. A nossa meta é conhecer a realidade de todas as  escolas, e cobrar da Prefeitura uma política educacional que assegure condições dignas para toda a rede ”, declarou Sílvio Humberto.

A Comissão de Educação pretende manter um calendário quinzenal de visitas atendendo aos apelos da população e dos colegiados.

Fonte: assessoria de imprensa do vereador Silvio Humberto