A Executiva Municipal do PSB-Bahia traçou como prioridade para 2015 o fortalecimento dos segmentos sociais e a realização de várias ações, entre elas, a aproximação do partido com as lideranças dos principais bairros da capital baiana. A agenda, que inclui reuniões quinzenais todas às quintas-feiras para debater temas de interesse da sociedade, foi definida durante I Seminário do Movimento Popular Socialista realizado, no último sábado (7), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador.

Durante o evento, que contou com a presença da senadora Lídice da Mata, deputado federal Bebeto Galvão, deputada estadual Fabíola Mansur, vereador Silvio Humberto, entre outras lideranças e militantes da legenda, o presidente do PSB de Salvador, Waldemar Oliveira, ressaltou que “o fortalecimento do PSB se dará pela base porque é pela base que o partido cresce”.

O Seminário contou com três painéis temáticos, onde foi discutido o Movimento Popular da Década de 1970 até os dias Atuais, o Movimento Social Pós- junho de 2013 e a Organização do Movimento Comunitário Socialista. Em sua explanação, a senadora Lídice da Mata reforçou que houve avanços relacionados a organização e ao empoderamento dos movimentos sociais nos últimos 12 anos do governo petista, e citou que a Lei de Cotas e a aprovação e sansão da lei Maria da Penha são alguns destes avanços.

“Os desafios que nos colocam agora, embora sejam diferentes, são tão grandes quanto os do passado”, disse a parlamentar, que ressaltou que os oito anos do governo Lula e os quatro anos do governo Dilma deram um impulso nas organizações populares.

A socióloga Antônia Garcia, professora universitária e fundadora da Associação de Moradores de Plataforma, lembrou que embora o movimento popular venha se organizando desde a década de 1970, antes, não tinha como característica analisar as questões raciais, pois a pauta prioritária era a defesa do direito à moradia e a política de mulheres. Ela também lamentou o fato de “a sociedade brasileira não estar representada. Mulheres e negros não estão nos espaços de poder”.

Membro da comissão organizadora do Seminário, a socialista Cássia Magalhaes frisou que o Movimento Popular conquistou muitas bandeiras, como o direito à democracia, a Constituição livre e soberana, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. “A luta de classes não acabou. Este seminário é um note para discutirmos dentro do PSB qual é o papel do movimento popular e como ele deve agir”, disse.

O Seminário contou com a participação do vice-presidente do PSB de Salvador, Samuel Nonato, e de lideranças de Itaparica, Lauro de Freitas, Camaçari, Santa Maria da Vitória, Itagibá e integrantes do Movimento Passe Livre.

 

Ascom PSB