O município de Igrapiúna, no Baixo Sul da Bahia, realizou, no final de julho, a V Conferência Municipal de Assistência Social. O Evento aconteceu na Câmara de Vereadores e no Colégio Estadual Lenilto, onde foram realizados as plenárias de discussões.

Com o Tema A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, a sociedade civil organizada pôde avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do município. Os conferencistas deliberaram também sobre as diretrizes para gestão e financiamento, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado.

Os palestrantes Sérgio Antonio (Assistente Social do INSS) e Daniel Miranda (Conselheiro Estadual de Assistência Social) marcaram o evento com informações que contribuíram de forma efetiva para a formatação das proposições. Na oportunidade, foram eleitas as Delegadas que irão representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social.  Pela sociedade Civil Organizada, a representante será Rosane Moura da Silva e a suplente Rahana Souza de Oliveira; pelo governo municipal, a representante será Eliene Assunção da Silva e a suplente Cristiane Maria Lamego Porto.

Para secretária de Assistência Social Rosana Borges “A conferência proporcionou a população uma oportunidade de avaliar os serviços oferecidos e indicar prioridades de atuação ao órgão municipal de desenvolvimento social”. O prefeito Leandro Ramos (PSB) enfatizou que “as Conferências se configuram em um instrumento de política participativa, onde a população interfere positivamente nas políticas sociais, apontando o norte para que o atendimento às necessidades da população seja aprimorando com base naquilo que ela julga mais necessário”.

Fonte: Ascom Prefeitura de Igrapiúna