A militância do PSB e da Rede Sustentabilidade se destacou na caminhada em  comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta segunda-feira (17), no centro de Salvador. Segurando bandeiras de luta pelos direitos comuns, como o fim da violência contra mulher, regulamentação da PEC das Domésticas, igualdade de participação das mulheres nos cargos de poder e na política, as socialistas defenderam o protagonismo das mulheres no debate.

A senadora Lídice da Mata, presente na caminhada,  destacou que o PSB é um dos partidos que tem a maior bancada no Congresso Nacional, com a representação de grandes mulheres como as deputadas federais Luiza Erundina, Sandra Rosado e Janete Capiberibe, que são uma referência em seus estados na luta em defesa das mulheres. Lídice também lembrou que “o Dia Internacional da Mulher é o momento de refletirmos sobre os 50 anos do Golpe Militar, que tirou a liberdade política do nosso País, inclusive a da nossa grande referência que é Loreta Valadares, perseguida política pelo regime”. A líder socialista também criticou a pouca representatividade das mulheres nos cargos de poder e lamentou ser a única pré-candidata ao governo do Estado nas eleições de 2014.

“Não estou fazendo proselitismo eleitoral. Eu sou a única mulher que vai disputar as eleições para o governo da Bahia, espero que nas próximas eleições para as prefeituras tenhamos metade das candidaturas masculinas e a outra metade feminina. Isso é indispensável na conquista da igualdade de direitos ”, reforçou.

Segundo a Secretária de Mulheres do PSB, Luciana Cruz, os partidos políticos não podem ser maiores que as bandeiras de luta pelo social. “Não estamos aqui fazendo campanha. Cada partido está defendendo a sua bandeira e esse conjunto de bandeiras servirá para ampliarmos a discussão dos direitos da mulher e a sua condição na sociedade”, frisou.

Ascom PSB-BA