“Não podemos fazer uma sociedade democrática sem a participação efetiva das mulheres”, disse a candidata a governadora da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, em pronunciamento no 6º Congresso Regional de Mulheres da Igreja Quadrangular de Camaçari. O encontro foi realizado num resort do município de São Gonçalo dos Campos, a 105 quilômetros de Salvador, neste domingo (24).

Lídice convocou as mulheres à participação política, salientando que elas são uma força na sociedade brasileira. “Precisamos participar de todas as atividades da sociedade, dentro e fora de casa”, disse.

A candidata afirmou ainda que qualquer governante precisa ouvir as mulheres, pois elas exercem um importante papel nas famílias e nos bairros onde moram. “Hoje, na nossa sociedade, quem quiser governar bem precisa ouvir as mulheres”, disse. “A mulher é sempre a primeira a saber quando um posto de saúde não funciona bem num bairro, quando a escola de um filho não funciona bem, quando um cano da Embasa estoura na rua”, observou.

Em seu discurso, Lídice enfatizou que a melhoria da educação é o ponto central do seu programa de governo. “Queremos dar ao jovem baiano uma escola de tempo integral, com ensino de qualidade, prática de esportes, acesso à cultura e às artes”, disse.

O encontro também contou com a participação da candidata ao Senado pelo PSB, Eliana Calmon, que se apresentou como uma figura nova na política. “Nunca fui candidata antes. Como magistrada, cheguei ao Supremo Tribunal de Justiça sem pedir favores, sem fazer favores e sem atropelar os meus princípios”, afirmou, arrancando aplausos. “Queremos fazer uma política diferente, que não tem compra de voto, que não tem curral eleitoral”, afirmou. As candidatas foram recebidas pelo pastor Neilton, que é também vereador de Camaçari pelo PSB.

Ascom Lídice40