Em reunião com vítimas da contaminação por chumbo e cádmio da indústria de mineração de Santo Amaro, a candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB, defendeu a construção de um centro de referência para o tratamento médico das pessoas que hoje sofrem com os sintomas do acúmulo de metal pesado no sistema sanguíneo.

“Foi desumano o que fizeram as indústrias mineradoras que passaram por Santo Amaro há 30 anos. Foram mais de 18 mil contaminados, quase mil morreram em decorrência da contaminação e ainda há muita gente que hoje sofre com a falta de tratamento adequado”, defendeu.

Lídice assegurou também que irá lutar para que seja paga uma aposentadoria especial às pessoas que foram vítimas da contaminação e hoje não têm condições de trabalhar.

O lixo da indústria Plumbum Mineração e Metalurgia, material que necessitava de descarte especial, era distribuído à população e foi utilizado pela prefeitura para calçar as ruas da cidade. Pelo crime ambiental e social, a empresa foi condenada a pagar uma indenização às famílias das vítimas, em abril deste ano, no valor correspondente a 10% do faturamento da empresa nos 33 anos em que funcionou. Participaram da reunião Marina Silva, candidata a vice-presidente da República na chapa de Eduardo Campos; Eliana Calmon, candidata ao Senado; e Adaílson Pereira, presidente da Associação das Vítimas de Intoxicação por Chumbo e Cádmio (Avicca).

 

Assessoria Lídice 40