O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu na noite de quarta-feira (20/5), em seu gabinete, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para uma conversa sobre a importância do São João para alavancar o desenvolvimento econômico e social do País por meio do turismo. O secretário nacional de Política de Turismo, Vinícius Lummertz, acompanhou a conversa.

Aeroporto – A parlamentar criticou o cronograma de ajustes das obras de requalificação do aeroporto de Salvador, previsto para ocorrer de 20 a 25 de junho. Segundo ela, a reforma no período do São João será altamente prejudicial ao turismo, fazendo com que sejam desperdiçados investimentos importantes realizados na promoção desses festejos nos últimos oito anos. Desde 2013, Lídice tem feito gestões junto à Infraero, alertando para os atrasos: “Já era para tudo estar pronto bem antes da Copa do Mundo de Futebol do ano passado. Agora, para complicar, em 2015 o setor turístico acumula mais perdas, já que as chuvas afugentaram os turistas de Salvador durante os feriados prolongados do primeiro semestre”, disse Lídice.

A senadora reforçou pedido de apoio ao projeto denominado “São João do Brasil”, apresentado em abril durante seminário realizado em São Paulo para promover os festejos juninos no Brasil e no exterior e, assim, incentivar o turismo. Para Lídice, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, o São João pode se tornar uma excelente vitrine e bandeira de promoção do Brasil nos mercados doméstico e internacional.

Olimpíadas – Lídice também levou ao ministro a sugestão de apresentar a Baía de Todos-os-Santos como alternativa para sediar algumas competições náuticas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, já que não somente o Rio de Janeiro, mas outras cidades brasileiras poderão sediar parte das competições.

Vans – A senadora também informou ao ministro sobre projeto, de sua autoria, em tramitação no Senado, e outro projeto semelhante, na Câmara, do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que tratam de regularizar o uso de vans para transporte turístico entre estados.  “Com isso, seria possível, durante os festejos do São João, que os turistas façam viagens de Salvador para destinos como Petrolina, em Pernambuco, e Aracaju, em Sergipe, por exemplo”, exemplificou a parlamentar.

 

Assessoria de Imprensa, 21/05/2015