O ex-deputado federal, Domingos Leonelli, defendeu neste sábado (24), durante o painel “Qual o Oeste que queremos?”, em Santa Maria da Vitória, a 876 km de Salvador, que o Oeste da Bahia seja pensado a partir das demandas estabelecidas pelos próprios moradores da região. Segundo ele, não dá para levar os já programas prontos de Salvador ou de Brasília.

Para Leonelli, Lídice não pode ser uma governadora que represente a mesmice com relação a região. “Muitas promessas foram feitas, mas só o lado de Barreiras se desenvolveu. Na Bacia do Rio Corrente, a população continua pobre e dependendo do escoamento da produção agrícola, que esbarra em estradas mal estruturadas”, disse.

O ex-secretário do Turismo também afirmou que a região tem uma importante vocação para a atividade, uma vez que recebe um milhão de visitantes por ano, com as romarias católicas de Bom Jesus da Lapa. “Para dinamizar o setor, precisamos reativar seu aeroporto, colocando voos diretos, como fizemos em Paulo Afonso, Lençóis e Valença”, completou.

Leonelli também afirmou que Santa Maria da Vitória precisa ter um hospital regional, que beneficie todos os municípios da Bacia do Rio Corrente. “Essa é a diferença de Lídice, que vai governar de olho nos anseios da população”, disse.

Muito identificado com a reforma agrária na região, o presidente do Instituto Pensar também  foi homenageado por pequenos agricultores como Jazun Feitosa. “Ele foi um deputado que combateu a grilagem de terra e acompanhou todo o nosso drama. Nesse período, tínhamos a certeza que estávamos na Bahia, o que hoje não ocorre”, finalizou.

Ascom Domingos Leonelli