Itaberaba parou, na manhã desta quinta-feira (26), quando milhares de funcionários da Prefeitura Municipal tomaram as ruas da cidade em protesto contra os cortes em investimentos sociais, propostos pelo governo federal, que impactarão diretamente na vida das parcelas mais carentes da sociedade.

A mobilização desta manhã faz parte do Movimento Pró-Município e aconteceu, também, em mais outras 300 cidades baianas e na capital do estado onde prefeitos baianos protestam contra a política de cortes que só tem agravado a crise para os municípios brasileiros.

Participaram da caminhada em Itaberaba, a vice-prefeita Maria José Novais que, na oportunidade, também representou o prefeito Ricardo Mascarenhas – em viagem a Salvador para participar da mobilização que acontece, durante todo o dia de hoje, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e na Assembleia Legislativa (ALBA).

Todo o Governo Cidade de Todos – com secretários, coordenadores, gerentes e diretores –, participou da caminhada desta manhã, que contou, ainda, com a participação de vereadores e outras autoridades públicas. A Prefeitura da Itaberaba fechou as portas, mas os serviços essenciais foram mantidos.

A mobilização é uma inciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB) e também acontece em todos os estados do Brasil, com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Em Itaberaba, a mobilização foi convocada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas que publicou o decreto nº 378 de 24 de outubro definindo o dia de hoje como “de protesto em defesa das causas municipais – PRÓ-MUNICÍPIO e dá outras providências”.