Os vereadores Edivaldo Palhaço (PSB) e Luciana (PCdoB) realizam nesta sexta-feira (05), a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, uma audiência pública, com o tema: “Genocídio da Juventude Negra em Lauro de Freitas”.

O evento contará com a presença da Senadora Lidice da Mata (PSB), presidente da CPI dos Assassinatos de Jovens no Senado, além do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), Secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, Doutor Samuel Vida, membro do Afro-gabinete de articulação institucional e jurídica (AGANJU) e do Programa de Direito e Relações Raciais (PDRR UFBA), Doutora Vilma Reis, Ouvidora licenciada do Estado da Bahia, dentre outras autoridades.

O evento é uma proposição da Posse de Conscientização e Expressão (PCE), movimento negro e de Hip Hop de Lauro de Freitas.

Edvaldo Palhaço (PSB)

Edvaldo Palhaço (PSB)

Para Luciana, não se pode conviver em uma sociedade em que os índices de extermínio da juventude negra são comparados a um avião caindo, a cada dois dias, somente com jovens negros. “Precisamos de Políticas públicas para a juventude, precisamos de inclusão social e precisamos criar uma rede de proteção para tirarmos nossos jovens da vulnerabilidade. E vamos debater esse nós esse assunto durante a audiência”, declarou.

“Não podemos apenas ficar nos debates dessa situação, temos que nos unir e fazer com que projetos de valorização a juventude negra, sejam produzidos na cidade”, pontuou o socialista Edivaldo.

De acordo com o Mapa da Violência de 2016, Lauro de Freitas figura no top ten do ranking nacional dos municípios com os maiores índices de morte por arma de fogo, ocupando a décima colocação, juntamente com outros três municípios da Região Metropolitana de Salvador: Mata de São João (1º), Simões Filho, (8°) e Pojuca (9°).