A Prefeitura de Itaberaba promoveu, no último domingo (19), a tradicional e histórica Festa dos Vaqueiros. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMA), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMULC), a festa contou com a presença de mais de dois mil participantes.

A programação contou com a  Missa do Vaqueiro, desfile pelas ruas da cidade, subindo ao Monte Bom Jesus e depois cavalgando até o Parque Mandacaru, onde aconteceu o tradicional almoço com os vaqueiros e a competição de argolinha.

Durante todo o percurso, o prefeito esteve ao lado do presidente da festa e secretário de Agricultura, Fabrício Martinez, além da rainha, princesa e madrinha. Diversas outras autoridades municipais, entre secretários de governo, coordenadores, gerentes e vereadores, também participaram do evento, que começou às 10h e se estendeu até o início da noite.

Em sua 77ª edição, a Festa dos Vaqueiros de Itaberaba aconteceu em clima de total harmonia e paz com a participação de “vaqueiros” e “vaqueiras”, da cidade e do campo, de todas as idades, locais e outros municípios. Todos irmanados na celebração deste dia especial dedicado este personagem fundamental para a cultura da região.

Centenas de Vaqueiros Encourados, com sua indumentária tradicional, participaram do ato de Celebração da Palavra, feito pelo ministro da Igreja Católica, Ivanilton de Souza Oliveira. Foi o caso de Narciso Santos Lima, 70 anos, mais conhecido como Narciso da Amaralina, que há mais de 60 anos participa dos festejos. “Sou da família vaqueira, com muito orgulho, meu avô era vaqueiro, meus tios eram vaqueiros. Então eu gosto da tradição e quero morrer em cima da cela”, disse.

Já para o seu Reinaldo Bispo dos Santos, 73 anos, mais conhecido como Nadinho da Amaralina, que parou de participar montado, da festa, há uns 15 anos, mas que continua vindo assistir à Missa do Vaqueiro todos os anos, “a festa é muito importante porque é um momento de encontro e reencontro, principalmente pra gente que já foi vaqueiro, é um momento de muita especial de lembrança e alegria”, contou.

O prefeito Ricardo Mascarenhas, não escondeu a sua satisfação em participar desta edição da festa. “Mais uma vez, estamos mantendo a tradição, o que é muito importante. Itaberaba e região tem uma ligação muito forte com este personagem tão importante que é o vaqueiro. Vamos manter e recuperar esta memória para que ela continue viva por muitos e muitos anos, com o mesmo glamour e alegria de quando meu pai foi prefeito e reativou a festa em grande estilo”, lembrou o prefeito.