Engenheiro Agrônomo, Elter Silva Bastos tem 56 anos, é casado e tem duas filhas. Sua trajetória política teve início em 2004, quando percebeu, como empresário e cidadão, a necessidade de mudanças em Wagner, município da Chapada Diamantina. Se colocou na disputa para prefeito, pela primeira vez, nas eleições de 2004 e obteve êxito, sendo reeleito em 2008. Em 2016, foi aclamado com sua terceira gestão. E, nestas eleições de 2020, Elter Bastos segue para o quarto mandato de realizações em Wagner.

Entre algumas das ações executadas na Infraestrutura, Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, estão: Urbanização em 100% da cidade; investimentos para qualificação de professores com Formação Inicial e Continuada (FIC) e de nível superior, e na Educação Infantil de 4 a 6 anos, o que permitiu o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 1,9 para 6,5 em 2019, ultrapassando a meta municipal de 5,1 e mantendo a segunda colocação na Chapada Diamantina e 4º lugar em desempenho na Bahia.

Além disso, na Saúde, universalizou o atendimento na sede e zona rural com implantação de mais de 10 Postos de Saúde da Família (PSF) e construiu um Ginásio de Esportes Municipal, com gramado e arquibancadas, no bairro Renovação, entre outras ações para o Esporte, Cultura e Lazer de Wagner.

Planos para novo mandato

Na Infraestrutura, a praça Doutor Jonas será adaptada para mudança e ampliação da feira livre. Neste mesmo espaço, será construído o Mercado do Produtor com a adoção do Balcão de Empregos, seguindo o modelo do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), o que irá promover a geração de emprego e renda para a população. A expectativa, dentro das obras de infraestrutura, está a pavimentação das estradas vicinais que estão no perímetro municipal.

Na Educação, Elter Bastos destacou a manutenção do Instituto Ponte Nova, que tem mais de 114 anos e foi fechado em 2018. A unidade de ensino fundamental e médio é parte de um convênio com a Fundação Mackenzie e está em processo de municipalização, pois o prédio pertence ao governo estadual. A expectativa, é que as atividades sejam iniciadas após a pandemia e com ampliação da capacidade de 500 para 1000 alunos, com possibilidade de ofertas de cursos de nível superior.

Para a agricultura familiar, pequenos barramentos serão construídos no Rio Utinga, para equilíbrio do déficit hídrico, o que irá permitir o desenvolvimento de mais de duas mil famílias de pequenos (as) agricultores (as).

Além disso, a gestão permanecerá com o mesmo nível dos mandatos anteriores, seguindo com a realização de todos os pagamentos em dia e a valorização do servidor público, com qualificações em favor de melhorias para o município.