A prefeita Karina Silva (PSB), durante entrevista concedida à rádio Amargosa FM, falou sobre vários temas, incluindo melhoria nas estradas, conquistas para o Município, o São João 2013 e Saúde.

Muito segura, Karina Silva começou a entrevista fazendo um balanço sobre o São João 2013, que foi um sucesso de público, estrutura e organização. Segundo a prefeita, as mudanças que foram feitas na estrutura da festa, bem como as novidades, a exemplo do espaço carne do Sol, palcos duplos, entre outros, tiveram 85% de aprovação.

Os números foram comprovados em pesquisa realizada pela empresa Compasso Pesquisa que divulgou relatório completo com resultados da pesquisa feita durante o São João de Amargosa em 2013. Ao todo os técnicos entrevistaram 550 pessoas, incluindo moradores locais e visitantes de todo o país.

Karina Silva falou sobre o esforço de toda a sua equipe em organizar essa grande festa que, segundo a prefeita, é um patrimônio do povo de Amargosa. “O São João de Amargosa não é uma festa da prefeitura, não é uma festa de A ou de B. A festa é um patrimônio do povo de Amargosa  e como tal deve ser tratado com todo respeito”, declarou.

Pela primeira vez na história de Amargosa acontece a prestação de contas com os gastos do São João 2013, em cumprimento à Lei nº 346 de 05 de outubro de 2011. Sobre esse tema, a prefeita lamentou o não cumprimento dessa determinação nos anos anteriores e falou do compromisso da sua administração com a transparência.

“infelizmente a lei não foi cumprida após a sua sansão em 2011, mas nosso governo tem o dever de cumprir a lei e um dos princípios dessa administração é a transparência com os gastos públicos”, declarou.

Em relação às estradas, a prefeita pontuou as dificuldades com cascalheira da prefeitura que passa por problemas e não pode ser utilizada, além disso, no início do ano, a nova administração recebeu as máquinas existentes no município sucateadas.

Por outro lado, Karina Silva falou sobre os novos equipamentos adquiridos através do PAC II, do Governo Federal, uma retroescavadeira e uma Patrol, que auxiliam no trabalho realizado pelo setor de infraestrutura do município em melhorar as estradas vicinais, afetadas em função das fortes chuvas. Existe um cronograma e a prefeita acredita que em pouco tempo o problema será resolvido.

Na manhã desta terça-feira (30), a Praça do Cristo amanheceu com uma nova máquina Pá Carregadeira, que foi entregue ontem em Salvador. É mais um equipamento que chega através do PAC II, para atender a demanda da população da zona rural.

Sobre a Saúde, a prefeita reafirmou o seu compromisso em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, no entanto, existem muitos desafios a serem superados, a exemplo da grande demanda e a falta de recursos. O país inteiro passa pelo problema da falta de médicos e, por conta disso, o município está inscrito no Programa Mais Médicos. Além desses desafios existem as dívidas deixadas pela antiga administração, que até hoje refletem nas finanças do município.

A prefeita Karina Silva falou , também, sobre a obra de ampliação do Hospital Municipal iniciada em 2010, com previsão para terminar em 2011, que não foi finalizada, muito por conta da falta de um projeto elétrico. Karina Silva relatou que esteve mais uma vez em Salvador, na semana passada, em audiência com o secretário de Saúde do Estado Jorge Solla, para reiterar o pedido para a conclusão das obras do Hospital. Segundo a prefeita, o projeto elétrico, de acordo parecer técnico, ultrapassa R$1 milhão. “Esperamos que o secretário se sensibilize com a situação de Amargosa, que tem uma obra iniciada em 2010 sem conclusão e viabilize o projeto elétrico”, pontuou.

Perguntada sobre os nascimentos em Amargosa, a prefeita falou da satisfação em ter números positivos com relação à saúde, principalmente aos partos, que em 2013, chegam a mais de 222 nascimentos contabilizados até junho, não apenas de Amargosa, mas de toda a região. Karina Silva falou sobre a geração de emprego e renda para o município, através de cursos de capacitação que tem sido realizados pelo SENAC, em parceria com a prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Por fim, a prefeita falou sobre a dedicação e empenho que toda a equipe da administração vem tendo para trazer melhorias para a população. “A partir de agora vamos intensificar ainda mais o nosso trabalho para darmos o retorno positivo que a população de Amargosa merece”, finalizou.

 Fonte: Ascom prefeitura de Amargosa