O ex-deputado federal, Domingos Leonelli (PSB-BA), será homenageado, nesta quinta-feira (5), pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso. O socialista receberá a Comenda Governador Dante de Oliveira pela atuação na campanha das Diretas Já em 1985/85. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB).
Juntamente com o então deputado federal que dá nome à comenda, Dante de Oliveira,  Leonelli foi um dos principais articuladores do movimento deflagrado em todo o País em defesa de que a população voltasse a votar para presidente da República. Naquele período, os parlamentares integravam a ala de esquerda do PMDB e contaram com aliados importantes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Miguel Arraes, Leonel Brizola, dentre outros nomes do cenário político nacional.
Leonelli e Dante (1952-2006) escreveram juntos o livro Diretas Já, 11 meses que abalaram a Ditadura, pela Editora Record, de 2004.
A campanha das “Diretas Já” levou milhões de pessoas às ruas em todo o Brasil e o seu principal ato foi um comício no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com o povo exigindo a queda da Ditadura Militar e a volta da Democracia com eleições diretas.