Integrantes do Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sintest) lotaram o auditório da Comissão de Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta quarta-feira (17) durante audiência proposta pela presidente do colegiado, Fabíola Mansur (PSB), e que teve como tema a situação da mulher condutora do transporte escolar. Presidente do Sintest, Simone Rosas apontou como principais problemas para a categoria a atuação do transporte clandestino, colocando em risco a segurança de crianças; ausência de fiscalização; os altos custos para realização do trabalho e o número excessivo de vistorias.

Estamos pedindo a ajuda desta casa especialmente com relação a estas vistorias. Em alguns lugares, são exigidas duas, aqui em Salvador são exigidas quatro, o que gera um alto custo. Pedimos também para que nos ajudem a conseguir isenções. Estados como Minas Gerais e São Paulo já isentam os transportadores escolares de pagar o IPVA”, explicou Simone. “As mulheres já são maioria entre os condutores em Salvador, mas estes encaminhamentos deixam claro que cuidar do transporte escolar extrapola questões de gênero. Como cidadãos e cidadãs devemos zelar para que estas crianças sejam transportadas com cuidado e responsabilidade. Logo, vocês podem contar comigo como parte desta luta”, disse Fabíola Mansur.

ENCAMINHAMENTOS: A deputada sugeriu como encaminhamento a criação de um grupo de trabalho composto pelos deputados da comissão mais três membros do Sintest para uma visita ao Detran, objetivando redução de custos, diminuição das vistorias; campanhas para regularização de pessoas que fazem o transporte de forma clandestina; diálogo com o município para que sejam mantidas apenas as vistorias necessárias; buscar junto à Transalvador o aumento da fiscalização dos transportes clandestinos, zelando assim pela segurança das crianças. Tentar isenções de impostos para a categoria. Buscar junto à Agerba autorização para que os veículos que já são habilitados para o transporte escolar possam nos finais de semana, férias e feriados atuar no transporte de pessoas.

Ascom deputada estadual Fabíola Mansur

18/06/15