Edvaldo Mendes Araújo, mais conhecido como Zulu Araújo, receberá da Câmara Municipal de Salvador, a mais alta honraria contra o racismo, a medalha Zumbi dos Palmares, no dia 14 de novembro, às 18h, no Plenário Cosme de Farias.

A iniciativa que leva o nome do maior expoente do Quilombo dos Palmares, sendo concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam em diversos âmbitos da sociedade na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira é do vereador Sílvio Humberto (PSB).

Arquiteto, mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais pela UFBA, Araújo tem experiência como produtor e gestor cultural. A convite do então Secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, foi Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, por oito anos. Também a convite do então ministro da Cultura do Brasil (2007-2010), Gilberto Gil, foi diretor e presidente da Fundação Cultural Palmares, assumindo dentre outros projetos, a coordenação geral do 3º Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN), realizado em Dakar/Senegal e a coordenação geral da 2ª Conferência dos Intelectuais da África e da Diáspora, realizado em Salvador, em 2006. Foi consultor e pesquisador do Projeto: “Brasil: DNA África”. Foi diretor da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília. Também atuou como diretor e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum. Teve passagem como administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor especial da SecultBA e da Fundação Cultural do Estado, além de atuado coordenador geral dos 300 anos de Zumbi dos Palmares.

O evento é aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.