Em entrevista coletiva com a imprensa nesta terça-feira (25), o Prefeito de Caetité Zé Barreira e a Secretária Municipal de Saúde Cynthia Lopes Abreu Marques apresentaram oficialmente a equipe que atuará no Programa de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do município.

O Programa oferece assistência de saúde mais complexa, especialmente para acamados e idosos, com atendimento e medicamento em domicílio, tanto na sede como nas comunidades rurais do município. O programa conta com equipe multidisciplinar, incluindo dois médicos, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, três fisioterapeutas, quatro técnicos de enfermagem e motorista, que agem em parceria com os agentes comunitários de saúde, Hospital, UPA e PSF. Para implantação do Programa, foi adquirido um veículo exclusivamente para atuação da equipe.

Na oportunidade, foi apresentada a UTI Móvel que acaba de ser adquirida com recursos próprios do município, totalmente equipada com aparelhos da mais alta tecnologia da atualidade, sendo classificada como a melhor da região.

A coletiva anunciou outras importantes conquistas na área da saúde, como a viabilização da Unidade de Oncologia, que já foi sinalizada positivamente; a implantação dos PSF em Santa Luzia, Campinas e nos demais locais, com a finalidade de alcançar 100% de cobertura da atenção básica de saúde; a construção de unidade própria para o PSF de Cercado; o início do funcionamento do aparelho Raio – X na UPA, que realiza mais de 30 exames por dia; o credenciamento do Laboratório de Prótese Dentária, que funcionará na Unidade Básica de Saúde Woquinton Fernandes, com a atuação de um dentista e de dois laboratórios que fabricarão 50 próteses ao mês; a sinalização da implantação do CAPS Álcool e Drogas regional, que terá sede em Caetité; a implantação do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família com equipe multiprofissional; a implantação do Programa Saúde na Escola, que realiza a triagem dos alunos com problemas de acuidade visual; o repasse mensal da Prefeitura de R$ 96 mil para a Fundação Hospitalar Senhora Santana, a partir de junho de 2013, convênio firmado em Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores, sendo definido ainda neste convênio que o atendimento à população de Caetité será de em 24 horas de sobreaviso nas especialidade de ortopedia, cirurgia geral, anestesia e obstetrícia, e que este recurso dará suporte financeiro para manutenção de um plantonista no Hospital.

Para o prefeito Zé Barreira, todas estas ações têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos caetiteenses e também os municípios vizinhos. “É bastante gratificando anunciar notícias que vem transformar a vida das pessoas. Estes são programas que vão corresponder as necessidades da população, garantindo uma assistência cada vez melhor em saúde”, salientou o prefeito, que agradeceu a presença de todos, especialmente da equipe domiciliar, dos agentes comunitários de saúde e da imprensa.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caetité