Em Caetité, o Projeto MiniAtletismo atende aos alunos da rede municipal, inclusive aos da zona rural, com o objetivo de implantar o Atletismo no ambiente escolar, incentivando o início das atividades esportivas para que estas sejam atraentes, acessíveis e instrutivas. O Projeto foi criado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo – IAAF e adaptado às condições de nosso País pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, em 2005, e pode ser adotado pelas redes municipais, estaduais e particulares de ensino para alunos à partir de 7 anos. A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Caetité aderiu ao MiniAtletismo em 2011, oferecendo infraestruturas e equipamentos às práticas esportivas, além de incluir a capacitação de treinadores e professores de Educação Física.

O sucesso da iniciativa em Caetité é tão visível, que a atuação foi ampliada para a educação infantil. Além disso, segundo avaliação do professor responsável pelo Programa no município, Emílio Aurélio, a implantação do MiniAtletismo contribuiu consideravelmente na avaliação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a certificação de Caetité no Prêmio UNICEF – edição 2009-2012 – reconhecimento concedido em dezembro de 2012, em decorrência das iniciativas tomadas por municípios que conseguiram melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Umas das ações importantes na conquista do Prêmio UNICEF por Caetité foi a implantação comprometida do MiniAtletismo nas escolas”, disse o professor.

Para a implantação do Projeto em Caetité, foram capacitados 61 profissionais das áreas de educação e de esportes, por meio da realização da Clínica de MiniAtletismo,  para conhecimento da metodologia e aplicação da teoria para as 75 crianças que participaram desta capacitação inicial. Segundo o professor ministrante, Jallysson Araújo, a meta do Projeto é formar o esporte-base o mais praticado em escolas, por atletas federados ou não. “Nada mais coerente, já que o Atletismo é, reconhecidamente, um dos mais nobres esportes olímpicos do mundo”, salientou.

O programa MiniAtletismo recebeu dois prêmios internacionais em 2012: o Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional, e o prêmio da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), durante as comemorações dos 100 anos da entidade, em Barcelona.