Para mexer ainda mais com o imaginário de quem deseja conhecer a Bahia e promover um dos mais importantes destinos turísticos do país, a Bahiatursa aposta também na sétima arte.

Dirigido por Marcelo Machado, o documentário Tropicália, que terá estreia nacional no dia 14 de setembro, é uma produção da Bossa Nova Filmes, com distribuição pela Imagem Filmes, e apoio da Bahiatursa.

A pré-estreia nacional, marcada para acontecer no dia 10 de setembro, no Shopping Iguatemi (São Paulo) contará com a presença de uma baiana para distribuição de material promocional sobre a Bahia. O lançamento também será realizado no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro, no Shopping Fashion Mall.

O documentário dá conta de um dos maiores movimentos culturais do país, e que acabou por influenciar várias gerações. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, dentre outros, misturam tradições populares às novidades internacionais, com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo embalados, é claro, por belas canções do período.

Apesar de ainda não ter estreado no Brasil, Tropicália já venceu a categoria Prêmio Especial do Júri no 8º International Music & Film Festival (JIMFF), que acontece na cidade de Jecheon, na Coreia do Sul. A competição World Music Film Today apresenta uma seleção das últimas produções que têm a música como tema central, entre filmes de ficção, documentários e animações.

Em setembro, o documentário, que já esteve ao redor do mundo e fez parte da seleção oficial do Telluride Film Festival (EUA), segue para a Espanha para participar do Festival de San Sebastián.

SERVIÇO:

São Paulo

Horário: 21h
Quando: 10 de Setembro
Local: Shopping Iguatemi Av. Brigadeiro Faria Lima- 2232

Rio de Janeiro

Horário: 21h
Quando: 12 de Setembro
Local: Fashion Mall – Estrada da Gávea – 899- São Conrado

Fonte: Setur – www.setur.ba.gov.br