O vice-governador João Leão empossou, nesta segunda-feira (11) Antonio Carlos Tramm como presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em solenidade no Centro Administrativo. A posse de Tramm contou com a presença de parlamentares como a deputada federal Lídice da Mata e os secretários João Carlos Oliveira (Meio Ambiente) e Rodrigo Hita (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Tramm presidiu a Junta Comercial do Estado (Juceb) até janeiro e já exerceu diversas funções no setor público como secretário de Estado do Turismo, secretário de Transportes de Salvador e diretor comercial da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Na iniciativa privada, atuou em diversas empresas e desenvolveu projetos como a incorporação imobiliária do bairro Caminho das Árvores e implantação do Portoseco Pirajá.

Em carta de despedida aos servidores da Juceb, Tramm lembrou que a Junta agora é um órgão digital e que hoje é possível registrar uma empresa de qualquer lugar. Segundo Tramm, há processos liberados em até 40 minutos. “Fazendo uma retrospectiva dos quatro anos que estive no comando da Juceb, sinto-me orgulhoso de ter feito parte de sua história e do seu crescimento. Alegro-me ao perceber que esta jovem senhora de 168 anos foi capaz de se modernizar e de se reinventar. Saímos da era do papel e entramos de cabeça no mundo digital, agilizando e simplificando o processo de registro e legalização de negócios, aproximando o serviço público do seu usuário”, disse

Ele ressaltou também que em menos de um dia é respondido um processo de um pedido de viabilidade, quando a legislação estabelece três dias. O presidente destaca ainda o uso das ferramentas digitais na tramitação de processos. “Hoje nós já atendemos a mais de 90% dos empresários baianos, através da Redesim, que tem 193 municípios conveniados, cobrindo praticamente todo o Estado, munindo as prefeituras com um sistema que poderá melhorar o ambiente de negócios da cidade, dando mais agilidade e segurança à liberação de alvarás de funcionamento e licenças”, contou.

Tramm também ressaltou ainda as capacitações realizadas e revelou que essa era uma obsessão sua.  “Valorizamos os profissionais que atuam no registro de empresas, através dos treinamentos e capacitações para o público interno e externo, em parceria com o CRC, que vieram a culminar na campanha conjunta “Registro Mercantil é coisa de profissional. Procure o Seu!”, explicou.

Nos últimos quatro anos, a Juceb também deu importantes passos para a sua modernização como a implantação do modelo de Home Office, que tem elevado os índices de produtividade, bem como a contratação de novos profissionais por meio de concurso, o primeiro em 168 anos de existência do órgão.

Reconhecimento 

Nos últimos quatro anos, a Juceb recebeu moções de aplauso pelo desempenho. A primeira foi ofertada pelo deputado estadual José de Arimatéia (PRB), que reconheceu a eficiência da autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico. A outra foi concedida pelo conjunto de Vogais da Juceb, que são integrantes dos governos estadual, federal e entidades de classe e representam a ligação entre a Junta Comercial e a sociedade civil. “Hoje, a Juceb é reconhecida l como um órgão eficiente, moderno e capaz de atender a classe empresária de forma ágil, segura e com qualidade”, finalizou