O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) propôs que parte dos recursos das emendas impositivas sejam destinadas para área da Segurança Pública. Ele protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Indicação que prevê a criação do Projeto Central de Monitoramento 24 horas em todos os pequenos e médios municípios baianos, com a aquisição de Kits Básicos de Videomonitoramento Eletrônico que funcionarão interligados aos Centros Integrados de Comunicação (CICOM) das 22 cidades-polo do interior.

De acordo com o socialista, a implantação do sistema de videomonitoramento nas cidades com até 60 mil habitantes é uma demanda antiga, uma vez que boa parte dos pequenos municípios têm baixo efetivo policial, o que facilita o avanço da criminalidade. “O governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, tem se empenhado no combate as mais diversas modalidades de crimes, a exemplo do roubo a bancos e tráfico de drogas. Muito tem sido feito e o nosso objetivo com este projeto é que o Estado, em parceria com os municípios, possa reforçar as ações de segurança com recursos oriundos das emendas parlamentares”, explicou o deputado.

Com um custo médio de R$130 mil por unidade, os sistemas de videomonitoramento fazem a transmissão remota de imagens para o Centro de Operações de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI /SSP) e respectivos CICOMs permitindo o acompanhamento de qualquer prática delituosa em tempo real, além de auxiliar na fiscalização e monitoramento das vias públicas.