91A952F1-5E9D-414D-B424-647833B6CE83O vice-presidente da Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Salvador, Waldemar Oliveira (Vavá), tomou posse como integrante do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). Ele também revelou que sairá pré-candidato a vereador de Salvador, nas eleições de 2020.

O Conselho foi criado com o objetivo de promover e defender os direitos fundamentais da pessoa humana, zelando pela aplicação das normas que as asseguram e indicando ações para evitar lesões a esses direitos.

“Tenho muita alegria em participar desse Conselho, que já existiu há muito tempo e estava desativado há muitos anos. E graças a algumas ações nossas – e louve-se o Governo do Estado, que o restaurou, – ele ressurge nessa fase sombria que estamos vivendo em nosso país. Esse desapreço aos direitos humanos, os ataques aos Direitos Humanos. Então, ele surge com essa proposição, sobretudo em atenção aos casos de violência, que abatem a juventude negra”, explicou Oliveira.

Vavá informa que a função do CEPDH é fiscalizar, analisar e se colocar à serviço da população. Além disso, apoiar e auxiliar o governo nessa política. Ele também acrescenta que novas ações do “governo nesse campo dos Direitos Humanos” serão propostas.

O novo integrante do Conselho reforça que os Direitos Humanos não se restringem somente em questões de violência contra pessoas. “As pessoas têm uma visão muito estreita. Acham que Direitos Humanos é só isso. Os Direitos Humanos atuam na educação, a exemplo de casos de crianças fora das salas de aula, nós temos que saber por que ela está fora da sala; direito à moradia, a população que mora em casebres acabados e sujeitos a ação de intempéries, também é um direito humano ter habitação digna. Os casos de violência contra a mulher também serão priorizados. Acho que esse Conselho tem que atuar com essa visão ampla do que é Direitos Humanos”, detalhou.

Atuar de forma coletiva para lograr êxito e resultados. É desta forma que Waldemar Oliveira manifestou sua pretensão em dar seguimento aos trabalhos do Conselho, de forma conjunta com os conselheiros.

“Principalmente no que diz respeito às entidades que compõem hoje o Conselho. Esperamos estender isso, também, para o governo. A cada ação, se você tem um Conselho atuando de forma conjunta, tem uma possibilidade de êxito muito maior do que um indivíduo sozinho para assumir a defesa de uma causa que, evidentemente, não terá a força. Eu por estar na ponta de defesa da criança e do adolescente, carrearei mais demandas para essa área”, salientou.

A primeira reunião do CEPDH, conforme Vavá, irá acontecer para definições de espaços para acolhimentos de demandas. “Se depender de mim, vou sugerir que a gente tenha um espaço próprio, que o Conselho tenha uma sede própria, onde possa acolher todas essas demandas oriundas da população. Reitero que serão atendidos, não só denúncias de crimes contra a vida, de crimes sexuais, como também serão priorizados todos os outros direitos inerentes à pessoa humana”, concluiu.

Eleições 2020

Vavá revelou que será um dos pré-candidatos a ocupar a Câmara de Vereadores de Salvador nas eleições de 2020. “Há menos de um mês, depois de consultar os meus pares. Depois de consultar pessoas que eu considero, como a deputada federal e presidente do PSB Bahia, Lídice da Mata, o meu querido amigo e companheiro de militância, Domingos Leonelli. Assim como consultei, também, a amiga e deputada estadual, Fabíola Mansur, e os três acharam que posso enfrentar”, revelou.

Trajetória política

Em 1966, iniciou sua história política em um grupo de jovens no bairro onde nasceu e foi criado, Fazenda Grande do Retiro, na capital baiana, dois anos após o estabelecimento da ditadura no Brasil. Em 1968, participou do movimento estudantil do Colégio Central. Logo depois, ingressou na Petrobrás, onde fez parte do trabalho sindical. Fez parte do sindicato de taxistas, quando trabalhou como taxista. Vavá conta que, nesse período, já era filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), onde militou por mais de 10 anos no chamado “partidão”.

Além de ser um dos fundadores do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Oliveira fundou há cerca de 40 anos, a Federação de Associação de Bairros de Salvador. Em 1982, no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), se candidatou a vereador de Salvador, sem recursos nem patrocínios, onde obteve uma expressiva votação, que lhe rendeu o sexto lugar. Waldemar Oliveira conta que nesse período ainda não existiam partidos de esquerda. Em 1988, concorreu à reeleição, mas não obteve êxito. Após sua breve passagem, de poucos meses, no Partido Democrático Trabalhista (PDT), Vavá ingressou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1990.

No ano de 2000, o PSB não tinha Diretório Municipal em Salvador. Por uma solicitação de Lídice da Mata, que na época era companheira de Oliveira na Câmara de Vereadores, juntos, fundaram a Executiva Municipal do PSB em Salvador, com mais duas mil filiações, em 1999. Vavá assumiu a presidência da Executiva, onde ficou à frente por cerca de cinco anos, inicialmente. Depois foi eleito vice-presidente, também da Executiva Municipal, até o 2011, quando assumiu novamente a presidência, até 2018. Atualmente Vavá é vice-presidente da Executiva Municipal, que tem o vereador Silvio Humberto à frente da presidência.