O Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, realizará, no próximo sábado (26), o ato de filiação do ex-deputado federal Severiano Alves, às 10h, na sede da legenda, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Na oportunidade, a ficha de inscrição será assinada pela direção da sigla.

Novo membro

Severiano Alves ingressou na vida política em 1987. Foi eleito prefeito de Saúde (BA) em 1989, tendo exercido, também, a presidência da então União dos Prefeitos da Bahia (UPB).

Deixou a prefeitura em dezembro de 1992 e no ano de 1994 foi eleito deputado federal pela Bahia na legenda do PDT, onde exerceu três mandatos.

Foi presidente da Comissão de Educação, por duas vezes, na Câmara dos Deputados, entre os anos de 1995 a 1996 e 1998 a 2000. Atuou como presidente das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em 2009 e 2010, e de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (comissão mista). Severiano Alves também foi membro do Conselho de Altos Estudos da Câmara Federal, durante oito anos.

O ex-parlamentar foi presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em 2015, Alves foi nomeado superintendente regional do Trabalho e do Emprego da Bahia (STRE-BA) e secretário de Desenvolvimento Econômico do Trabalho e Emprego de Salvador. Em 2016, assumiu a diretoria geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Ele também é advogado e procurador federal aposentado.