A ministra da Igualdade Racial, Luíza Bairros foi uma das lideranças do movimento negro brasileiro que prestigiaram na manhã de ontem (26) a inauguração do comitê de Sílvio Humberto, professor de economia da UEFS e fundador do Instituto Cultural Steve Biko, candidato a vereador pelo PSB.

Além de Luíza Bairros, também estiveram presentes makota Valdina do Terreiro Tanuri Junsara do Engenho Velho da Federação, o professor de economia da USP, Hélio Santos, a presidente estadual do PSB-Bahia, senadora Lídice da Mata, o presidente do PSB-Salvador, Waldemar Oliveira, o secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira (NSB-Bahia), Ari Sena, o deputado federal Luiz Alberto (PT), o presidente do Bloco Afro Olodum, João Jorge, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, o secretário municipal da Reparação Racial, Aílton Ferreira, além do candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino e da vice-prefeita, Olívia Santana.

Para a ministra, que é filiada ao PT, a candidatura de Sílvio Humberto é prioritária para o movimento negro do Brasil e tem que ser encarada da mesma forma pelo PSB. “Quando Sílvio Humberto me comunicou que estava indo para o PSB, fiz questão de me reunir com a direção do PSB e dizer da importância da sua candidatura para o movimento negro não só de Salvador, mas da Bahia e do Brasil”, disse ao se dirigir à presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata.

Outra referência nacional do Movimento Negro, o deputado federal Luiz Alberto (PT) disse que não via nenhuma incoerência em pedir voto para Sílvio Humberto. “Pelo contrário, Sílvio é uma liderança negra e isso mostra como é importante que nosso movimento esteja presente em todos os partidos de esquerda”, assinalou.

Lídice, por sua vez, lembrou que Salvador precisa ter na Prefeitura alguém que volte a priorizar o interesse público sobre o privado. “Para mim, essas pessoas são Pelegrino prefeito e Olívia vice-prefeita. E na Câmara Municipal precisamos ter vereadores da qualidade de Sílvio Humberto para ajudar Pelegrino e Olívia a governar”, asseverou.

Secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira na Bahia, Ari Sena, lembrou que o PSB é um dos partidos que mais traz candidaturas do movimento negro, não só com a candidatura de Sílvio Humberto, mas também com Nadinho do Congo – que irá inaugurar seu comitê no próximo dia 02 de setembro – , Elmo Luciano, Presbítero Neemias e Samuel Nonato. “O mais importante dessas candidaturas é que elas mostram que a força do movimento negro é suprapartidária e também suprareligosa”, defendeu.

Sempre ao lado de sua mãe, Dona Sílvia, Sílvio Humberto lembrou da luta de seu pai para oferecer educação de qualidade aos filhos e falou de como estava se sentindo com a candidatura. “É uma emoção muito grande ser essa caixa de ressonância e uma espécie de urna, de fiel depositário da confiança de vocês. Essa candidatura não é minha, é nossa. Eu não sou o candidato, nós somos. Este será um mandato coletivo, como já fazemos na Steve Biko”, afirmou.