Mais de 400 pessoas compareceram ao auditório da Associação Fraternal de Itabuna (AFI), na noite desta sexta-feira (19), para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do empresário Carlos Lee a prefeito do município. Durante o evento também foram apresentados os 22 pré-candidatos a vereador que concorrerão a uma cadeira no legislativo municipal nas eleições deste ano.

A presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, se disse surpresa com a adesão massiva da população itabunense à candidatura de Carlos Lee, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e atual diretor da entidade. Ela destacou que vencer a eleição em Itabuna, umas das cidades mais importantes do Estado, com forte vocação para o turismo, exigirá um esforço coletivo do PSB, cuja campanha será pautada pelo debate de ideias.

“Neste momento de desilusão com a política, o que terá destaque é o novo. Carlos Lee irá apresentar novas ideias para resolver os velhos problemas que essa cidade tem”, afirmou.

A deputada estadual Fabíola Mansur disse que a candidatura de Lee a prefeito significa uma oxigenação numa região onde o PSB tem uma senadora e um deputado federal que encampam uma luta nacionalizada em defesa do cacau. Já o deputado federal Bebeto Galvão lembrou que como presidente da Associação Comercial de Itabuna, Carlos Lee demonstrou sua capacidade de negociação com o empresariado local e chegou, inclusive, a articular a instalação de uma indústria de calçados na cidade.

Propostas – O vice-presidente da Junta Comercial da Bahia, João Carlos Oliveira, lembrou que há 25 anos Itabuna representou o desenvolvimento para a Bahia, hoje, ofuscado pela situação de abandono e desatenção dos poderes púbicos, principalmente nas áreas de saneamento básico, saúde e educação.

O pré-candidato Carlos Lee mostrou-se atento as principais reivindicações da população e enfatizou que, se eleito, sua gestão será marcada pelo desenvolvimento, sobretudo na área do turismo. “A minha meta é construir um centro de convenções em Itabuna e criar um polo turístico de negócios na cidade”, afirmou, lembrando que na década de 1970, Itabuna tinha cinco salas de cinema abertas e hoje não tem nenhuma.

Domingos Leonelli, ex-secretário estadual de Turismo, ressaltou que a economia criativa será um diferencial nos planos de governo das candidaturas socialistas e que em Itabuna não será diferente. “O que os Estados Unidos mais exportam não são mais armas e, sim, games, softwares. Nós temos que estimular a criatividade nos jovens porque as atividades, nos dias de hoje, se desenvolvem mais pela Internet do que nos chãos de fábrica”, frisou.

O lançamento da pré-candidatura de Carlos Lee a prefeito contou com a presença de lideranças do PMDB, PSD, PCdoB e do PSB de Itajuípe, Floresta Azul e Itapiranga, entre outros.

 

Ascom PSB-Bahia

20/02/16