A população de Saubara, no Recôncavo, comemora a reinauguração do Hospital Municipal, ocorrida na  noite da última quinta-feira, 24. Centenas de pessoas participaram da solenidade.  O prefeito Capitão Joelson e o secretário de Saúde, Antônio Sérgio, destacaram o compromisso em cuidar das pessoas, marca da gestão do PSB, como fator motivador para superar as dificuldades enfrentadas nos primeiros meses deste ano para manter o hospital em pleno atendimento. Um laudo da Fiscalização da Secretaria de Saúde do Estado determinou, em dezembro de 2012, o descredenciamento da Unidade junto ao Sistema SUS e o fechamento do Hospital, face às péssima condições de funcionamento deixada pela administração passada.

Mesmo com o descredenciamento, o prefeito assumiu a responsabilidade de manter o Hospital de portas abertas com recursos do próprio município. Assim, o Francino Borges dos Reis passou a funcionar 24 horas, com três ambulâncias, equipe administrativa e corpo médico reforçados e novas especialidades da medicina à serviço da população, antes mesmo da reforma, a primeira deste porte desde que foi inaugurado há mais de 25 anos.

Em agosto o hospital foi parcialmente interditado para a reforma.  A população continuou sendo atendida em um prédio anexo e outros serviços médicos transferidos para postos de saúde.  “Era lamentável que até mesmo coisas simples como lavatório e climatização do ambiente não existiam, causando desconforto nos profissionais de saúde e principalmente na população”, disse o Secretário Antônio Sérgio.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, todo o mobiliário do hospital foi trocado. “O cidadão saubarense merece ter um serviço de qualidade. Estou muito feliz. Se precisar de atendimento médico é aqui que vou buscar como bom filho desta terra”, ressaltou o prefeito durante a reinauguração.

 

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público assume o Hospital

A reforma do Hospital Francino Borges dos Reis, coincide com o novo ciclo  da gestão da saúde no município. A administração da unidade hospitalar passa a ser gerida uma empresa no modelo de Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP), melhorando a qualidade dos serviços. O principal benefício está na garantia de pontualidade dos profissionais de saúde e especialidades médicas garantidas para todos.  “A busca da gestão hospitalar pelo modelo colegiado em interação com as outras diretorias e coordenações da SESAU e a interrelação com outras secretarias municipais, resultou em avanços não apenas no que tange à prestação de serviços. Ela contribui, de maneira inquestionável e efetiva, para a consolidação do trabalho em rede (articulação com Unidades básicas e cobertura com equipe médica e enfermagem em: eventos esportivos, eventos cívicos, eventos festivos) indispensável ao bom funcionamento da gestão pública municipal”, destacou o secretário de Saúde de Saubara, ao anunciar junto com o prefeito Capitão Joelson, do PSB, o novo planejamento para a Saúde do município.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, o desafio agora é buscar o mais rápido possível, junto à Divisão de Vigilância da Saúde da SESAB, uma reavaliação técnica para que o Hospital volte a ser credenciado pelo SUS.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Saubara