A Prefeitura Municipal de Amargosa realizou na noite desta quarta-feira (07), mais uma etapa do Plano Plurianual Participativo (2014/2017), com a Escuta Social da População, que escolheu três prioridades a serem executadas nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer, Infraestrutura e Agricultura.

A mesa de abertura da Escuta Social do PPA contou com a presença da prefeita Karina Silva (PSB), do vice-prefeito César Mercês, do Vereador Reinaldo Silva, representando o Poder Legislativo; a Secretária de Finanças Virginia Porto e o Secretário de Administração, Marinaldo Cardoso.

A Escuta Social do PPA participativo mobilizou a população em geral, que pôde debater e pensar nas prioridades para a melhoria da cidade. A prefeita Karina Silva falou sobre a importância da presença da sociedade na construção de propostas a serem implementadas nos próximos anos e reiterou a compromisso do seu governo em ouvir as demandas da comunidade. “Estivemos no domingo fazendo e escuta do PPA nos Distritos, agora vamos ouvir as demandas da zona urbana e acreditamos que com muito trabalho e esforço daremos respostas positivas à população”, pontuou Karina Silva.

Durante a reunião desta quarta-feira, três grupos foram divididos e de forma democrática definiram três prioridades em cada uma das áreas. Na educação, por exemplo, a população definiu a recuperação e melhoramento das estruturas físicas das escolas municipais e instalação de equipamentos de segurança como principal prioridade. Na área da Cultura, o resgate e o incentivo das tradições culturais da zona rural e urbana, seguido da elaboração de um calendário cultural e a construção de um espaço cultural com parcerias, foram as escolhas feitas.

No esporte, a população definiu a garantia de transporte para os atletas participarem de eventos e competições esportivas, a recuperação e construção de espaços esportivos, e a realização de eventos esportivos no Município, foram as metas traçadas.

Já nas áreas da Saúde e Assistência Social, as principais demandas escolhidas foram a criação de um centro de controle de Zoonoses, ampliação de exames e consultas de especialidades, expansão do laboratório municipal, ampliação do CAPS para atender usuários de álcool e drogas, oferta de cursos profissionalizantes, construção de casas populares, entre outros.

Esgotamento sanitário com tratamento, coleta seletiva, banheiros públicos, padronização dos quebra molas, iluminação pública, entre outros, estiveram presentes nas escolhas para a melhora da Infraestrutura.

As escutas sociais realizadas pela Prefeitura Municipal de Amargosa, na zona urbana e na zona rural possibilitou que a população participasse de forma ativa da construção do PPA (2014/2017), que é instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal. O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. No PPA devem constar detalhadamente os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo e produtos que precisam ser entregues à sociedade.

Fonte: Ascom Prefeitura de Amargosa