Com a presença de membros de associações, dirigentes dos bancos fomentadores, representantes do Sistema FAEB/SENAR, do Sindicato dos Produtores Rurais, lideranças políticas da região e do governo municipal, foi lançado nesta quinta-feira (18), em Senhor do Bonfim, o programa “Viver Bem no Semiárido”.

O programa tem como principal objetivo promover ações duradouras e impactantes para que o homem do campo esteja preparado para enfrentar o período de estiagem. O programa tem um prazo de três anos e funcionará mesmo no período chuvoso.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, João Martins, boa parte das ações de combate à seca são tomada apenas no pico da crise. São as chamadas “medidas emergenciais”, pontuais, como frentes de trabalho, carros pipa, prorrogação de dívidas, e outros.

“O “viver Bem no Semiárido” surge, justamente, no sentido contrário. Promover continuidade na implantação de medidas estruturantes e duradouras para se viver no semiárido com resultados economicamente sustentáveis”, afirmou João Martins, ao escolher os onze municípios da Bahia para implantar o programa, inclusive Caém.

A nova empreitada do Sistema FAEB/SENAR é a certeza de transformação da realidade do semiárido. “É um programa da maior importância para não só combater a seca como também manter a convivência do homem no campo. Quando a água é em boa quantidade, o programa ajuda administrar para a chegada da estiagem”, reforça.

Fonte: Ascom prefeitura de Caém