A abertura da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) contou com a participação do vereador Sílvio Humberto (PSB), membro da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo – Por uma Salvador Afirmativa”, o evento realizado no Centro de Convenções da Bahia, teve início na noite de quarta-feira (3), foi encerrado na sexta-feira (5).

Na abertura da conferência Sílvio Humberto propôs um aumento do orçamento da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O vereador considera que dobrar a verba atual seria um avanço significativo e a solução para oferecer a Semur um orçamento capaz de realizar ações em toda cidade.

“Não podemos celebrar Salvador como a Roma Negra apenas no carnaval. Se de fato existe um compromisso com a promoção da igualdade, que dobre o orçamento atual da Semur. Essa é a melhor forma da prefeitura atestar o compromisso com a promoção da igualdade em Salvador e acelerar a criação de políticas públicas voltadas para enfrentar o racismo”, defendeu Sílvio Humberto.

Durante a conferência promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Semur e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), Sílvio Humberto ainda destacou a importância de serem executadas ações de combate ao racismo no âmbito municipal. “É fato que o preconceito é um problema, mas é o racismo que impede que nós, negros, possamos ocupar os postos de poder”, concluiu.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Salvador