Servidora pública, terapeuta, escritora e feminista, Isabel Guimarães tem 57 anos, é casada, tem três filhos e um neto. Está pela terceira vez em uma disputa eleitoral. A primeira, concorreu à vaga de deputada estadual em 2018, a segunda participou da corrida para vaga na Câmara de Vereadores de Salvador, já filiada ao PSB, e, desta vez, participa da disputa para pleitear uma vaga na Câmara dos Deputados.

Nascida em Itajuípe, município cacaueiro localizado no sul da Bahia, Isabel iniciou sua trajetória política desde pequena. Filha de pai sindicalista, saiu da sua terra natal para Salvador, aos 8 anos, junto com a sua família, com o objetivo de estudar. Aos 14 anos, em 1979, foi aprovada no vestibular da Escola Técnica Federal da Bahia, onde cursou o Ensino Médio e se formou como técnica em Eletrônica.

O interesse pela militância política teve atuação efetiva quando tinha 15 anos, ao entrar para o Grêmio Estudantil da Escola Técnica Federal da Bahia. Aos 19 anos, ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde continuou na militância como membro do Centro Acadêmico da Faculdade, e, em 1989, formou-se em Medicina Veterinária.

Ela também é especialista em Saúde Coletiva (ISC/UFBA/2007), mestre em Medicina e Saúde (FAMEB/UFBA/2005), doutora em Ciências da Saúde (FAMEB/UFBA/2013) e especialista em Psicologia Analítica (APPJ/SP/2005). Em 2014, publicou o livro “Do Enamoramento ao amor”: O Espírito na Teia das Relações Amorosas’ e, em 2021, lançou a obra: Poema Para Você – Poesia para Sentir e Colorir.

Entre as suas principais bandeiras, estão: Empoderamento integral da mulher, políticas de combate ao machismo, defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), reforma urbana, cidades saudáveis e proteção aos animais.

Assessoria de Comunicação do PSB Bahia
Laís Lopes
Jornalista – DRT: 4838/BA