Prefeito eleito com maior votação já registrada em Andaraí, município da região da Chapada Diamantina, Wilson Cardoso tem 68 anos, é casado, tem seis filhos e uma neta. Empresário e pecuarista, Wilson Cardoso iniciou sua trajetória no executivo municipal, pela primeira vez, em 2009, e permaneceu no cargo durante dois mandatos. Elegeu seu sucessor e, nestas eleições de 2020, retorna à Prefeitura com aproximadamente 70% de aprovação.

Cardoso atribui a votação expressiva ao trabalho realizado no município durante os oito anos em que esteve à frente da gestão. “Entre as realizações, estão: 270 obras, seis Escolas de Tempo Integral, Biblioteca Hebert Salles, obras estruturais na Saúde com a construção e ampliação de cinco Postos de Saúde da Família (PSF), reforma e ampliação do Hospital Municipal de Andaraí, aquisição de 18 ambulâncias, qualificação de profissionais das áreas de Saúde e Educação com cursos e especializações, construções da Prefeitura e Estádio Municipal e 16 quadras poliesportivas, entre outros. Tudo isso foi fundamental para o reconhecimento e que me motivasse a retornar ao pleito”, dissertou Wilson, que também destacou a parceria da deputada federal Lidice da Mata, quando esteve senadora e, agora como parlamentar, na destinação de emendas e verbas para o município.

Planos para novo mandato

Na Educação, alguns dos objetivos deste novo mandato é ampliar e climatizar todas as escolas na modalidade de tempo integral e creches serão integradas ao novo sistema. Implantação do Ensino Híbrido (junção do online com presencial) também será um dos destaques, juntamente com as implantações do sistema de energia solar nas unidades de ensino municipais de recursos de tecnologia avançada nos novos mandalas, para proporcionar a implantação do ensino híbrido. Com isso, alunos da zona rural, nos anos iniciais e finais, serão beneficiados com o uso da irrigação e tecnologia.

Ainda nos investimentos para Educação, todos os alunos terão notbook, além da aquisição para as escolas de equipamentos de informática necessários às atividades pedagógicas da rede municipal. E instalação de pontos específicos de internet em diversas localidades do município, em parceria com os provedores de internet, para ampliar o acesso aos alunos e profissionais da rede municipal de ensino.

Na Saúde, reforma, ampliação, modernização e aparelhamento de todas as cinco unidades de saúde do município, além da construção do Plano Municipal de Carreiras, Cargos e Salários da Saúde (PMCCSS), garantindo a valorização dos trabalhadores de acordo com a qualificação e desempenho de cada um. Também serão intensificadas ações da Saúde Movel, em especial, na zona rural. E a implantação do serviço Castramóvel canino e felino.

Na Agricultura, a gestão tem como uma das prioridades a organização de toda cadeia produtiva com implantação de quintais produtivos, ampliação da rede de abastecimento para pequenas irrigações na agricultura familiar, além de perfurações e instalações de poços artesianos e assistências técnicas aos pequenos produtores.

Na Infraestrutura, Wilson Cardoso destaca que vai lutar junto com o governo estadual e a deputada federal Lídice da Mata para ter o Saneamento Básico com a conclusão de 100% do sistema de esgoto na sede. A conclusão da pavimentação de todas as ruas do Alto do Ibirapitanga, melhora do Sistema de Iluminação Pública, a manutenção das estradas vicinais e melhorias do sistema de Abastecimento de Água também estão entre as ações que serão realizadas no mandato.

No Turismo, um novo portal da cidade será construído; investimentos serão empregados, em parceria com convênios, nas Unidades de Conservação Ambiental (Rota das Cachoeiras e Parque de Igatu) e os pontos turísticos serão mapeados. Além disso, ações serão desenvolvidas para valorização do potencial turístico do Balneário do Paraguaçu e seu entorno e para revitalização do povoado da Passagem; manutenção das estradas que ligam aos pontos turísticos; construção do terminal de transbordo na BR 242; antigo Posto Fiscal; incentivo as manifestações culturais e fortalecimento e apoio ao Conselho Municipal de Turismo com a capacitação dos conselheiros e incentivo à participação em eventos afins. O fortalecimento e apoio à Filarmônica Lyra 28 de abril é uma das prioridades.

Na Geração de Emprego e Renda, serão criados o Projeto Meu Primeiro Equipamento e o Programa Jovem de Valor, com a finalidade de despertar o jovem à qualificação para o mercado de trabalho.

No Esporte, entre algumas das ações que serão realizadas, estão: a Iluminação do Estádio de Futebol Municipal de Andaraí; a Construção da Vila Olimpica Municipal, com piscina, academia, pista de caminhada e corrida, pista de bicicross, aquisição de 01(um) ônibus para o esporte e construção do Ginásio de Esportes do distrito de Ubiraitá, com recursos, já garantidos, de emenda da deputada Lídice da Mata.

No Meio Ambiente, entre as prioridades, estão: a ampliação e adequação do aterro sanitário conforme legislação vigente; fortalecimento e apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, com capacitação dos conselheiros e incentivo a participação em eventos afins; apoio às Brigadas de combate a incêndios florestais e Implantação da coleta seletiva.

Em Habitação, será implantado o Programa Moradia Digna, serão construídas 100 casas populares e 200 casas em substituição as casas de taipa na sede e zona rural.

Na Segurança Pública, a Guarda Municipal será ampliada para os distritos e povoados, intensificando as rondas na zona rural do município; implantação de Sistemas de Vigilância eletrônica; Construção da central de monitoramento de Vigilância Eletrônica e a criação da Guarda Mirim.

Na Ação Social, serão empregados investimentos em capacitação permanente para todos os trabalhadores e trabalhadoras da Ação Social, Visando a melhoria da qualidade dos serviços ofertados; Implantação da Vigilância Sócio assistencial, para aprimorar o sistema de informações, monitoramento e avaliação das políticas públicas de assistência social e a Criação do Centro Dia, para acolher idosos em situação de vulnerabilidade e/ou abandono, entre outros projetos e ações.

Para conferir a Proposta de Governo completa da “Coligação Todos Por Andaraí”, acesse o link: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/BA/33251/426/candidatos/261575/5_1600282315823.pdf