Com a finalidade de atualizar, reciclar e formar seus militantes, o PSB começou,  neste sábado (06), um ciclo de cursos que visa discutir, dentre outros assuntos, o atual cenário político do Brasil e do mundo.
Para a deputada federal e presidente do partido na Bahia, Lídice da Mata, esse movimento voltado para a educação continuada dos militantes do PSB é fundamental, “pois são exatamente iniciativas dessa natureza que vão nos diferenciar dos demais partidos, pois temos que conhecer o nosso pensamento de organização de sociedade e é isso que nos constitui como partido”.
Integrante da Executiva da legenda em Salvador, Cassia Magalhães  ressaltou que este é o momento de todos “voltarem às salas de aula”, pois com os avanços tecnológicos, o mundo mudou, as profissões se readequaram e o mesmo ocorreu na política. Porém, vale ressaltar, que está havendo um retrocesso generalizado no País. Ela defende a união  dos segmentos progressistas da sociedade para barrar as perdas das conquistas obtidas a partir da quebra do regime ditatorial do país até os dias atuais.

Com o primeiro módulo, a jornalista e doutora em Comunicação Clarissa Amaral trouxe o tema “A esquerda na atualidade – desafios e perspectivas”. Clarissa abordou os conceitos de esquerda e direita, que começou na França do século XVIII, mas que precisam ser relembrados, frente a atual conjuntura política, não apenas do Brasil, mas em todo o mundo.
De acordo com a estudiosa, essa onda conservadora levará aos brasileiros a perda de diversos direitos adquiridos com muita luta, sobretudo no período do fim da ditadura militar e início do processo de redemocratização com a elaboração da Constituição Federal de 1988, que foi um documento que começou a trabalhar no sentido de reduzir as diferenças que existem na sociedade, a exemplo da implantação das cotas,  igualdade salarial para homens e mulheres, questão previdenciária e trabalhista, dentre outros direitos que estão sendo ameaçados pela atual política.