A Prefeitura de Caetité, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, realiza até a próxima sexta-feira (15/12) a 3ª Semana do Bebê. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda municipal. A expectativa é que cerca de mil pessoas sejam atendidas.

Na segunda-feira (11/12) foi realizada a abertura oficial do evento na sede do CRAS Urbano, com apresentações das crianças, distribuição de brindes e uma palestra com a enfermeira Cláudia Línia. Na oportunidade, a secretária de Saúde, Cynthia Lopes falou sobre a importância da Semana do Bebê.

“Muito mais que uma condicionante para que Caetité conquiste novamente o Selo Unicef Município Aprovado 2017/2020, nessa semana nós vamos intensificar ações que já vem sendo realizadas no município. Iremos fazer uma avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece às crianças na sua primeira infância e, com essa avaliação, vamos melhorar os serviços. Porque é nesse sentido que nós trabalhamos: tornar Caetité um município ainda melhor para se viver”, declarou Cynthia.

Durante a semana, profissionais de diversas áreas de atuação – médicos, enfermeiras, dentistas e auxiliares, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e psicólogos – realizarão em todas as Unidades de Saúde palestras educativas voltadas para hábitos de vida saudáveis, rodas de conversa, dinâmicas, teatro de fantoche, escovação monitorada pelo técnico de saúde bucal, brincadeiras, dentre outras atividades.

“Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por esse motivo, é muito importante que os municípios desenvolvam políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizem as famílias e a comunidade e assegurem uma vida melhor para meninos e meninas”, informou a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Gondim.

A articuladora do Selo Unicef em Caetité, Ana Rebouças, destacou que a campanha tem que atingir diversos metas para alcançar seu objetivo principal que é melhorar a qualidade de vida das gestantes e crianças na primeira infância. “É preciso garantir o direito ao pleno desenvolvimento; contribuir com o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, e afetivas; orientar mães e cuidadores sobre a importância de hábitos de vida saudáveis; orientar as crianças e as mães sobre hábitos de higiene corporal com ênfase em higiene bucal; e proporcionar interação social entre os participantes durante o evento”, explicou Ana.

Além do CRAS, nessa segunda-feira (11/12) a Unidade de Saúde da Família (USF) de Caldeiras, juntamente com o NASF, realizou uma mobilização com gestantes e crianças de 0 a 2 anos de idade, com palestra sobre a importância do acompanhamento do pré-natal; doenças prevalentes na primeira infância; higiene bucal; alimentação saudável e foi demonstrada e ensinada a técnica shantala, para alívio de cólicas, relaxamento e sono tranquilo.

Também na tarde de ontem (11/12), a USF de Aroeiras e a USF José Silveira Rocha (na sede) falaram sobre os cuidados com a gestante e o bebê de 0 a 2 anos de idade, além da importância de aleitamento materno. Na oportunidade, foi distribuído lanche e brindes para os presentes.

Confira toda a programação da Semana do Bebê:

· 12/12 – USF Pajeú do Vento – Saúde do bebê

· 11 a 15/12 – USF de Brejinho das Ametistas – Semana de Mobilização de Saúde da Criança

· 11, 14 e 15/12 – CAE III – Cuidados com Recém Nascido

· 12/12 – USF Cercado – Cuidados com a criança de 0 a 6 anos

· 14/12 – USF Woquiton Fernandes Teixeira – Cuidado com o RN

· 14/12 – USF do Juazeiro – Importância da alimentação saudável e cuidados com menores de 05 anos

· 14/12 – USF de Santa Luzia – Saúde do Bebê durante o primeiro ano de vida

· 14/12 – USF de Maniaçu – Cuidados com gestante e crianças de 0 a 2 anos

· 15/12 – USF de Lagoa do Mato – Cuidados com a criança de 0 a 6 anos

· 15/12 – Casa da Gestante – Benefícios do Parto Normal.