A Prefeitura de Paramirim, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, oferece diversos cursos profissionalizantes pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O objetivo é promover as capacitações profissionais, facilitando assim a entrada no mercado de trabalho.

Os cursos são oferecidos no formato EAD (Educação à distância), ou seja, pela internet. As inscrições poderão ser feitas para os cursos de agente de limpeza urbana; assistente administrativo; assistente de recursos humanos; vendedor; inglês básico; espanhol básico; recepcionista; reciclador; operador de produção em unidade de tratamento de resíduos e produtor de cerveja (maiores de 18 anos).

As inscrições podem ser feitas clicando aqui ou no departamento de turismo, na prefeitura, nos horários de 8h às 12h, e de 14h às 17h, até segunda-feira (16). Cada curso exige idade mínima de 16 anos e escolaridade específica, sendo fundamental II completo (5º ao 9º ano) ou incompleto, devendo o candidato consultar no ato da inscrição ou no site da prefeitura.