30209417-DB0C-4523-B427-D22CA89E0E39Edil concorreu ao pleito neste domingo (15), junto com outros candidatos e candidatas da legenda socialista.

Silvio Humberto foi reeleito vereador de Salvador, pelo PSB, neste domingo, dia 15 de novembro, com quase 5 mil votos. O edil é um dos 43 vereadores eleitos e segue para o terceiro mandato na Câmara Municipal. Conheça um pouco sobre Silvio Humberto que, também, é o presidente municipal da legenda socialista.

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), Silvio Humberto dos Passos Cunha também é mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Silvio Humberto, como é conhecido, é natural de Salvador, tem 58 anos e um filho.

Desde pequeno, teve como base principal de sua vida a Educação. Sua mãe, Silvia, que é doceira, e seu pai, mecanógrafo, Humberto, sempre investiram na sua educação. Sua trajetória de lutas iniciou, há mais de 30 anos, na militância do Movimento Negro.

Aos 16 anos, foi aprovado para o curso de Economia na UCsal e, em 1982, com outros colegas da universidade, fundou o Grupo Negro da UCsal. Silvio Humberto foi um dos primeiros militantes a levantar o debate racial na Bahia. Aos 21 anos, foi selecionado para trabalhar como economista na antiga Diretoria do Serviço Público Federal e como auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda.

A luta pela democratização do acesso à universidade foi uma das suas marcas, o que motivou, em 1992, junto com outros militantes negros e negras a fundar uma cooperativa educacional, que passou a ter razão social em 1994. O Instituto Steve Biko surgiu para colaborar com estudantes negros de baixa renda. Eram os próprios professores e a militância que ajudavam na manutenção das despesas. A Biko, como ficou conhecida, tornou-se uma referência mundial.

Agora, com a reeleição em 2020, Silvio Humberto irá cumprir o seu terceiro mandato como vereador da capital baiana. Foi eleito, pela primeira vez, em 2012, com mais de quatro mil votos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e tem mais de 300 projetos apresentados na Casa Legislativa.