As propostas de privatização de empresas estatais “atentam contra o patrimônio do povo brasileiro” e não contribuem para o desenvolvimento do país. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (9) pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento na tribuna do Senado.

Lídice criticou a medida provisória 814/2017 que reestrutura o setor elétrico e permite a privatização da Eletrobras. O texto principal da proposta foi aprovado nesta quarta-feira em comissão especial mista do Congresso, e agora será analisado pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Lídice alertou também para o que classificou de “tentativas permanentes de destruição” da Petrobras. A senadora citou o fechamento de fábricas de fertilizantes vinculadas à estatal e a venda de refinarias brasileiras.

“Cada vez mais eles se preparam para ofertar a Petrobras no mercado das almas, fazendo com que o Brasil perca totalmente a sua capacidade de ser um país soberano, independente, que se coloque na América Latina de forma absolutamente digna para enfrentar os desafios de termos uma economia e um país marcados pela desigualdade social”, declarou a socialista.

A senadora cobrou mobilização da sociedade para o debate sobre um projeto de desenvolvimento do país nas eleições deste ano. Na visão da socialista, o próximo presidente da República terá que “sanar o legado negativo do modelo econômico vigente”.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB Nacional e Agência Senado