No final de dezembro foi publicada no Diário Oficial da União a estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o exercício de 2018. De acordo com a Portaria Interministerial 10/2017, o município de Jequié terá como estimativa anual arrecadar em 2018 mais de R$ 57  milhões de transferências constitucionais do FUNDEB, que corresponde a um aumento de quase 13% em relação ao ano de 2017.

Este resultado foi fruto de uma campanha bem sucedida, realizada no ano passado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação que, em parceria com as demais secretarias municipais, possibilitou um aumento de 1.633 novos alunos e representou um crescimento na receita de mais de R$ 6 milhões.

“Entre outras ações, essas são as principais alternativas que temos para crescimento da arrecadação na Educação municipal, auxiliando, assim, no ordenamento financeiro para os investimentos da Secretaria de Educação. Os custos com os salários dos professores efetivos, sem encargos, em 2017 foram de mais de 58 milhões, que corresponde a 102% do que será repassado pelo FUNDEB em 2018. Esses dados demonstram a necessidade urgente de ações objetivas na busca do aumento de arrecadação. Em 2017 também conseguimos estancar uma queda constante no número de alunos matriculados que vinha acontecendo na rede municipal de educação de Jequié.”, explica o secretário de Educação, Roberto Gondim.