A exemplo do que acontece anualmente em adesão à campanha Outubro Rosa, o vereador Sílvio Humberto (PSB), ativista do movimento negro e educador, sugere à Prefeitura de Salvador que adote na iluminação do Elevador Lacerda no mês de novembro as cores verde, amarelo e vermelho. Ele explica que são as cores do Pan-africanismo, “nome dado a uma ideologia que acredita que a união dos povos de todos os países do continente africano na luta contra o preconceito racial e os problemas sociais é uma alternativa para tentar resolvê-los”.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador, Sílvio Humberto diz no Projeto de Indicação nº 245/14 que esta é uma forma de homenagem ao Mês da Consciência Negra.

Herança africana

“Salvador é a cidade com maior percentual de negros do País, tendo 82% de sua população se declarado como pretas ou pardas no último censo realizado pelo IBGE, em 2010. Por isso, um traço marcante da cultura soteropolitana é a herança africana, sendo esta presente na linguagem, religiosidade, ciência, culinária, arte e nos mais diversos ramos da vida de nossa população”, justifica o vereador.

Sílvio Humberto lembra que no mês de outubro a Prefeitura de Salvador ilumina o Elevador Lacerda com a cor rosa para conscientizar a população sobre a importância do exame de mama. A iluminação com as cores do Pan-africanismo, segundo ele, entraria na programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, que inclui a realização de palestras, debates, exposições e mostras de filmes.

 

Ascom Câmara Municipal de Salvador