Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Sílvio Humberto (PSB) apresentou nesta segunda-feira (05), um projeto de lei que torna facultativo aos estudantes o pagamento da meia-passagem em espécie no transporte público da capital baiana.

De acordo com o socialista, o fato das meias passagens terem que ser compradas antecipadamente prejudica uma boa parte de estudantes, principalmente os de baixa renda. “A forma como hoje funciona, com a venda antecipada, chega a ser ilegal. Os estudantes pagam antecipado por um serviço que ainda não usaram. A possibilidade de pagar meia direto no ônibus vai, inclusive, diminuir os índices de evasão escolar, já que muitas crianças, às vezes não vão para a escola porque acabou os créditos do smart card e a família não tem como repor de imediato”, acredita o vereador.

Além de tornar opcional o pagamento da meia passagem diretamente no coletivo, o projeto prevê ainda que os estabelecimentos determinem quantidade mínima de crédito a serem adquiridos pelos beneficiários da meia-passagem estudantil.

Fonte: Ascom vereador Silvio Humberto