“A vontade de continuar ampliando as oportunidades e de dar continuidade a um projeto construído coletivamente é o que nos move”. Com estas palavras o vereador Sílvio Humberto (PSB) saudou o auditório lotado de amigos, apoiadores, políticos e lideranças comunitárias, quilombolas e sociais, durante a Plenária de Lançamento da sua pré-candidatura para deputado federal, realizada no último sábado (9), na Faculdade Visconde de Cairu, em Salvador.

Dentre as inúmeras personalidades que compareceram para reafirmar o apoio à decisão do parlamentar, destaque para a participação da senadora Lídice da Mata (PSB). Também presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, Lídice destacou a gravidade do momento que o País atravessa, com constantes agressões aos valores democráticos e progressistas. A senadora ressaltou a importância da pré-candidatura de Sílvio, “para fazer o enfrentamento em defesa das igualdades sociais, raciais e de gênero”.

O pré-candidato à Câmara Federal destacou a necessidade de não desanimar frente ao cenário estabelecido no País. “O que eles querem é tirar as nossas esperanças. Retiram os nossos direitos e desmantelam políticas sociais importantes, porque nos querem cabisbaixos. É exatamente agora que devemos nos levantar e lutar”, conclamou o vereador. Sílvio chamou a atenção para momentos ainda mais complicados e para as diversas formas de enfrentamento. “O nosso movimento é de continuidade. Os que nos antecederam estavam de mãos e pés atados e não desanimaram. Não temos o direito de parar de lutar. Seguiremos e venceremos”, bradou o parlamentar.

Apoio – Além de dezenas de militantes de diversas causas sociais da capital e também do interior do estado, a plenária contou com a participação de políticos e pré-candidatos à Assembleia Legislativa, como a ex-vereadora de Salvador e ex-secretária estadual do Trabalho, Olívia Santana (PCdoB); e o ex-deputado federal, Luiz Alberto (PT). Olívia denunciou o alijamento da enorme parcela da população brasileira dos processos de decisão política e defendeu a urgência da pré-candidatura de Sílvio e de outros nomes da militância social, para fortalecer o exército daqueles que lutam pelos direitos dos menos favorecidos.

Nomes como o do professor Elias Sampaio, ex-secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado; e da socióloga Vilma Reis, ouvidora-geral da Defensoria Pública Estadual, também compuseram as mesas de apoio à pré-candidatura. “Não encontraremos contestação, em nenhum lugar, ao nome de um ator político que está há mais de 30 anos militando em defesa de causas fundamentais para a sociedade brasileira”, pontuou Elias. Para Vilma Reis, a pré-candidatura de Sílvio “é uma questão de honra para todos aqueles que militam contra todas as formas de desigualdade”.

Aquilombamento – Representações de comunidades e entidades sociais de diversas regiões de Salvador, e de mais de 20 municípios, de diferentes pontos do estado, também estiveram na atividade. Cidades da Região Metropolitana e do Recôncavo, assim como da Região do Sisal, do Baixo-Sul e do Sul do estado foram representadas no evento. A capital federal também marcou presença, com a participação da secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Nascimento, que veio de Brasília, para reafirmar o apoio da Executiva Nacional do partido à pré-candidatura de Sílvio Humberto ao Congresso Nacional.

Sílvio finalizou o encontro conclamando os presentes a se envolverem no projeto e a contribuírem para a ampliação do movimento que, segundo ele, responde ao clamor de muitos daqueles que conseguiram superar as amarras da desigualdade e de outros que ainda lutam, cotidianamente, para conquistar dignidade numa sociedade absurdamente desigual. “O movimento ‘Fé na Gente’ é uma resposta das pessoas a esta desigualdade. É o aquilombamento de gente que gosta de gente e que se importa com gente, para lutar por aquilo que acreditamos. Vamos precisar de todos aqueles que pensam como nós”, concluiu.