O vereador Sílvio Humberto (PSB) foi o primeiro homem homenageado pela Confraria de Oyá, organização que reúne mulheres negras adeptas das religiões de matrizes africanas. A entrega da honraria aconteceu na última segunda-feira (13), durante a cerimônia do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.

De acordo com ekedji Rose Mary dos Santos, responsável pela Confraria, o posicionamento firme de Sílvio Humberto na Câmara Municipal de Salvador, em defesa das religiões de matrizes africanas  determinou a escolha do nome dele como homenageado desse ano. “É  o primeiro homem a receber essa honraria, que foi criada pensando nas mulheres, mas ele foi escolhido por defender a nossa religião. Sílvio Humberto foi um instrumento nosso naquele espaço. O nosso defensor”, resumiu.

Para  o vereador, receber a homenagem foi uma grata surpresa, já que a sua postura na Câmara de  Salvador  é fruto da sua militância e do seu compromisso com as causas negras, sem limites municipais e sim em todo o estado.  “ Tenham certeza que enquanto eu tiver um mandato, serei  o representante dessa luta. Não vou me forjar da minha obrigação de lutar por meu povo”,  afirmou. Egbomi Nice de Oyá, integrante da Casa Branca, foi quem entregou a honraria para o vereador socialista.

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Silvio Humberto